CIDADE

Idosos que já se aposentaram não têm direito às inativas do PIS/Pasep

Este ano houve o pagamento para quase oito milhões de idosos, entretanto, muitos estão buscando os bancos para receber a quantia com dúvidas se têm direito

Geórgia Santos
Publicado em 07/12/2017 às 11:27Atualizado em 16/12/2022 às 08:27
Compartilhar

Idosos devem estar atentos quanto ao pagamento de contas inativas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Este ano houve o pagamento para quase oito milhões de idosos, entretanto, muitos estão buscando os bancos para receber a quantia com dúvidas se têm direito a este recurso.

O fundo do PIS/Pasep foi instituído em 1971 e encerrado com a Constituição de 1988. Aqueles empregados que trabalharam neste período em empresas que contribuíram com cotas do PIS/Pasep e possuem mais de 62 anos, no caso de mulheres, e mais de 65 anos para homens, e ainda não se aposentaram estão entre os idosos com recurso disponível de contas inativas do PIS/Pasep.

O economista Sérgio Martins enfatiza que a aqueles que já se aposentaram não possuem mais essa quantia, eles receberam quando se aposentaram. “Alguns já até sabem que sacaram a cota e mesmo assim procuram o banco para saber se ainda têm algo a receber. Então, é preciso se informar antes no site do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. É possível fazer a pesquisa. Todos que têm direito já estão com dinheiro em conta, inclusive o calendário foi antecipado. Aqueles agendados receber em 14 de dezembro já estão com os recursos liberados”, explica.

Vale destacar que esta é uma situação diferente do abono que é pago todos os anos aos trabalhadores que receberam a média de até dois salários mínimos no ano anterior. Neste caso, o calendário 2017-2018 já começou e teve início em julho deste ano e termina em março do ano que vem. Neste mês, no dia 14, vão receber aqueles que nasceram em dezembro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por