CIDADE

Coral Cidade de Uberaba celebra espetáculo “Missa dos Quilombos”

O Coral e convidados vão revisitar montagem, na qual utilizam as partes e a estrutura tradicional de uma missa católica para denunciar

Publicado em 20/11/2017 às 08:04Atualizado em 16/12/2022 às 08:56
Compartilhar

Fotos/Divulgação FCU

Hoje, a partir das 19h30, o Teatro Municipal Vera Cruz sedia mais um dia do espetáculo cênico musical “Missa dos Quilombos”, apresentado pelo Coral Cidade de Uberaba e realizado pela Fundação Cultural, com a abertura especial de capoeira. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

De acordo com a regente do coral, Marly Gonçalves, desde que foi criada, em 1981, por Milton Nascimento, D. Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra, a “Missa dos Quilombos” já foi celebrada e aplaudida por milhares de pessoas Brasil afora. “O evento é realizado em comemoração ao Dia da Consciência Negra, data que marca a luta dos direitos dos negros, sua consciência política e a figura do mestre Zumbi dos Palmares, que em 1695 tombava como grande ícone da resistência do povo negro e da luta contra a escravidão”, explica a regente.

Ela revela que o Coral e convidados vão revisitar a montagem da Cia. Ensaio Aberto, na qual utilizam as partes e a estrutura tradicional de uma missa católica para denunciar e, ao mesmo tempo, numa rebelde esperança, dar seu grito em favor da luta contra todo tipo de preconceito, discriminação e desigualdade. O pano de fundo é o mundo do trabalho.

Marly destaca que o espetáculo será cheio de sons, ritmos, cores e ações, que certamente vão encantar o público, além de fazer pensar. “Será uma grande festa, com a participação de músicos, cantores, atores, dançarinos, capoeiristas e representantes das religiões de matrizes africanas”, informa a regente. Ela complementa que a Missa dos Quilombos é uma forma de “inventariar o passado para fazer presente e futuro mais justos”. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por