CIDADE

Sine atua no comércio para a captação de vagas temporárias

Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Uberaba realiza captação de vagas temporárias no comércio local para serem oferecidas a candidatos que procuram a unidade

Geórgia Santos
Publicado em 19/11/2017 às 20:00Atualizado em 16/12/2022 às 08:57
Compartilhar

Arquivo

Unidade do Sine em Uberaba está cruzando dados dos currículos disponíveis com a demanda das lojas do comércio local

Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Uberaba realiza captação de vagas temporárias no comércio local para serem oferecidas a candidatos que procuram a unidade. É a primeira vez que a ação está sendo realizada. Dois funcionários do Sine visitam as empresas, propondo a intermediação do órgão na contratação dos trabalhadores.

No formulário de captação de vagas, os lojistas colocam o contato do responsável de recursos humanos da empresa e um descritivo das vagas disponíveis. As informações são inseridas no sistema do Sine. Com isso, a partir dos currículos que já existem, o Sine ajuda o comerciante na contratação dos temporários, uma vez que neste período do ano existem várias preocupações, como a compra de produtos e organização da loja.

“Temos equipes especializadas para facilitar o trabalho do comerciante, objetivando o aumento de emprego para essa época do Natal, além de aquecer a economia local. Neste período, as vendas aumentam e as lojas precisam de mais mão de obra”, explica a secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Anne Roy Nóbrega.

As visitas já começaram e, de acordo com Anne, estão sendo realizadas por dois funcionários, incluindo uma psicóloga que ajuda na definição dos perfis dos trabalhadores que as empresas desejam, além de oferecer uma lista com trabalhadores disponíveis para as vagas temporárias. “Já realizamos um dia inteiro destinado à captação de vagas e a ação continua até o fim do ano. De um a dois dias da semana a equipe sai às ruas em busca de vagas temporárias, sendo nas lojas do centro, bairros e shopping centers”, explica. 

Expectativa é que Natal deste ano contrate 10% a mais que em 2016. Em todo país, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) está com 2.586 vagas abertas em diversas áreas. Porém, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que 73,8 mil pessoas poderão ser contratadas no comércio, um dos setores que mais empregam nesta época, 10% a mais que o mesmo período do ano passado. Com relação aos números de Uberaba, a quantidade de vagas temporárias disponíveis no Sine é uma pequena parcela da demanda geral, uma vez que existem várias agências no município e muitas empresas contratam por conta própria. Neste sentido é que está sendo realizada ação de captação de vagas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por