CIDADE

Zoonoses intensifica combate nos bairros com LIRAa acima de 1,5%

Agentes intensificam ações nos bairros com o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti superior a 1,5%

Geórgia Santos
Publicado em 14/11/2017 às 11:00Atualizado em 16/12/2022 às 09:04
Compartilhar

Agentes de endemias intensificam ações nos bairros com o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) superior a 1,5%. O trabalho, que envolve todos os agentes do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, começou semana passada e deve terminar nesta semana.

De acordo com Lara Batista Rocha, chefe do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, em comparação com os dois primeiros LIRAas do ano, o índice registrado no mês de outubro, de 1,2%, foi relativamente baixo. “Neste levantamento, percebemos que o problema persiste nas residências habitadas, pois os principais depósitos em que foram encontradas larvas do mosquito são os fixos, como lajes, calhas, ralos, caixas de inspeção e passagem. Sendo assim, intensificamos o trabalho de visitação dos agentes nas residências de alguns bairros com índices maiores”, diz.

A ação está acontecendo nos bairros que compõem os estratos quatro, seis, dez e treze, que abrangem Vila João Pinheiro, Jardim Indianópolis, São Sebastião, Residencial Estados Unidos 1 e 2, Cássio Rezende, Parque do Mirante, Jardim Baronesa, Flamboyant, Morada das Fontes, Santa Marta, Jardim Triângulo, Frei Eugênio, entre outros.

Segundo Lara, assim que este trabalho for concluído, serão realizadas ações nos bairros junto à equipe de educação e saúde, para orientar a população a fim de reforçar as informações repassas pelos agentes durante a visita de rotina. Com relação aos mutirões de limpeza, que normalmente são realizados nos fins de semana, Lara diz que, por enquanto, não devem acontecer. “Realizamos mutirões quando o LIRAa aponta que os possíveis depósitos são móveis, como vasos, frascos ou lixo”, afirma Lara.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por