CIDADE

Cerca de 200 realizaram ontem exame preventivo ao câncer de próstata

Unidade Regional de Saúde São Cristóvão ficou movimentada com primeiro sábado de consultas e exames da campanha Novembro Azul

Geórgia Santos
Publicado em 12/11/2017 às 07:47Atualizado em 16/12/2022 às 09:07
Compartilhar

Sandro Neves

Unidade Regional de Saúde do bairro São Cristóvão esteve lotada, ontem, de homens interessados em se prevenir contra o câncer de próstata

Unidade Regional de Saúde do bairro Cristóvão ficou movimentada com primeiro sábado de consultas e exames da campanha Novembro Azul. Cerca de 200 homens foram atendidos ontem e o resultado, avaliado como positivo, mostra que os homens estão mais conscientes.

Além de realizar a coleta de exames de sangue para o PSA e exame de toque com o urologista, foram promovidas ações de conscientização sobre a saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata. “Vieram todos os pacientes, a movimentação foi tranquila, até conseguimos encaixar alguns que nos procuraram no mesmo dia, sem o agendamento. Todos passaram pelo exame e receberam orientação sobre o câncer de próstata e outros assuntos de saúde”, explica a chefe de Departamento da Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva.

Segundo Sheron, a procura foi grande e as vagas para os sábados foram todas preenchidas. “Liberamos 850 vagas de atendimento e em três dias já estavam todas preenchidas. Fechamos uma parceria com o Hospital Doutor Hélio Angotti, foram disponibilizadas 400 vagas para o dia 23 de novembro. O agendamento será feito apenas nas UBSs”, esclarece Sheron.

Vale lembrar que o mês de novembro é destinado à conscientização para o câncer de próstata e à importância de realizar exames de prevenção. Além de orientação, a Secretaria Municipal de Saúde promove este mutirão especial de exames aos sábados, mas a chefe de Departamento da Atenção Especializada lembra que os exames podem ser agendados o ano todo. “Inclusive, se a pessoa não conseguiu vaga para um dos sábados, mas tem disponibilidade de fazer o exame nos outros dias, pode procurar a UBS para agendamento. O importante é se prevenir”, explica Sheron.

Os exames ainda serão realizados no dia 25 de novembro na URS São Cristóvão, enquanto nos dias 2 e 9 de dezembro serão na URS Boa Vista. O agendamento para os exames pode ser realizado por qualquer pessoa nas unidades básicas de saúde, das 7h às 17h, de segunda a sexta. Basta apresentar o RG e o cartão SUS de quem vai fazer os exames.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por