CIDADE

Aproveitamento de imóveis antigos pode ser alternativa para comércio

Associação Centro Forte e Conphau vêm discutindo alternativas para o aproveitamento imóveis antigos abandonados no centro da cidade. Algumas reuniões já foram realizadas

Geórgia Santos
Publicado em 22/10/2017 às 15:39Atualizado em 16/12/2022 às 09:38
Compartilhar

Aumenta a procura de empresários interessados em transformar imóveis tombados e inventariados em pontos comerciais. Segundo a historiadora do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), Maria Aparecida Manzan, nos últimos meses a quantidade de pessoas em busca de informações para a transformação desses imóveis aumentou significativamente, o que é bom para o comércio, bem como para a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico do município.

Ontem foi inaugurada em Uberaba mais uma loja da rede O Boticário. Seguindo essa tendência, a nova loja está instalada em imóvel tombado pelo patrimônio arquitetônico e histórico de Uberaba na avenida Leopoldino de Oliveira, próximo ao cruzamento com a Guilherme Ferreira. O imóvel passou por restauração, seguindo as determinações do Conselho, para preservar todas as características da construção original.

“Instalar-se em um imóvel inventariado ou tombado é interessante porque é um atrativo para o cliente, chama a atenção das pessoas, que às vezes vão ao local para conhecer o espaço e acabam consumindo. Deixa a cidade mais bonita e ainda, em alguns casos, o uso deste espaço chega a ser questão de saúde pública, uma vez abandonados há muito tempo”, explica Maria Aparecida. A historiadora destaca que é possível realizar a reforma do local, como trocar piso, arrumar portas, enfim, realizar melhorias, desde que não afete a característica original. “É possível reformar, não somos contra, só não permitimos a demolição. Por isso, é importante que a pessoa interessada nestes imóveis busque o Conphau, se informe, para depois fazer as mudanças”, diz.

A Associação Centro Forte e Conphau vêm discutindo alternativas para o aproveitamento imóveis antigos que estejam abandonados no centro da cidade. Algumas reuniões já foram realizadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por