CIDADE

Em 30 dias houve 70 autuações de desperdício de água na cidade

Decreto da Crise Hídrica tem a validade encerrada hoje e não será prorrogado, garante adireção do Codau

Geórgia Santos
Publicado em 21/10/2017 às 06:53Atualizado em 16/12/2022 às 09:40
Compartilhar

Reprodução

Pelo menos 70 flagrantes de desperdício de água resultaram em autuações nos 30 dias de vigência do decreto

Cerca de 70 autuações por desperdício de água foram emitidas durante a vigência do Decreto da Crise Hídrica. Hoje completa-se um mês em que estrou em vigor o Decreto 1.083/2017, que dispõe sobre o combate à crise hídrica no município de Uberaba e, desde a publicação, várias denúncias e alguns flagrantes foram feitos pelos fiscais. O prazo não será prorrogado.

Logo no início, quando foi publicado o decreto com o propósito de punir os que estavam desperdiçando água, a quantidade de denúncias e flagrantes foi significativa. Somente em uma semana, conforme informações repassadas ao Jornal da Manhã, foram 50 autuações. “Chegamos ao final do prazo com 70 autuações e, ao meu ver, é um número alto, uma vez que o ideal seria não ter autuação, visto os problemas com o abastecimento durante a estiagem. Inclusive, houve ampla divulgação sobre a situação, assim como da publicação do decreto. Mesmo com todas essas ações, ainda tivemos pessoas desperdiçando”, explica o diretor do Departamento de Posturas, Renê Inácio.

Por outro lado, Renê vê como positivo o envolvimento da população nesta ação de combate ao desperdício. “Foram várias denúncias e que chegaram logo nos primeiros dias, mostrando o desperdício. Em cada denúncia e flagrante foram realizadas a abordagem pelo fiscal e autuação. Trabalhamos com o propósito de orientar e houve resultado positivo”, afirma o diretor.

O presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, diz que o decreto não será renovado e que foi uma ação extremamente válida. “Tivemos menos de 100 autuações e, levando em consideração que temos 150 mil clientes, não foi um número alto, isso mostra o envolvimento das pessoas”, afirma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por