CIDADE

Transposição do rio Claro deve ser desligada com chuvas constantes

Atualmente o bombeamento está funcionando com dois motores acionados; na semana passada havia sido acionado o terceiro

Geórgia Santos
Publicado em 20/10/2017 às 06:51Atualizado em 16/12/2022 às 09:41
Compartilhar

Com a previsão de chuva para o início da próxima semana, Codau poderá desligar o sistema de transposição do rio Claro. Atualmente o bombeamento está funcionando com dois motores acionados. Na semana passada havia sido acionado o terceiro, que já foi desligado, e a autarquia acredita que em breve será possível suspender todo o sistema.

O município passou recentemente por período de veranico. Foram 100 dias sem chuva. As primeiras vieram no início do mês e, depois, os dias voltaram a ficar secos. Por isso houve a necessidade acionar novamente o sistema de transposição do rio Claro para melhorar a vazão do rio Uberaba.

“Agora, estamos passando por esse veranico apenas com o sistema de transposição, não foi preciso adotar manobras nos reservatórios, todos estão cheios e esperamos por chuva na semana que vem, que, conforme as previsões, deverão ser regulares”, afirma o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto.

Entretanto, Luiz Neto alerta para o alto consumo de água do uberabense. De acordo com ele, em Uberaba se consome acima da média nacional e mais que o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde, que é 110 litros por habitante/dia, e em Uberaba este ano foram 256 litros per capita/dia.

Por isso, Luiz Neto destaca que, mesmo no período de chuva, é preciso adotar práticas de economia. Além disso, ele revela ainda que a seca de 2017 foi uma das mais longas dos últimos 40 anos, não houve outro ano com mais de 100 dias sem chuva, inclusive pior do que a seca de 2014.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por