CIDADE

Uberaba sedia 1º Congresso para discutir inovações na medicina

Evento de âmbito estadual acontece nos dias 27 e 28 de outubro,nas comemorações de 90 anos da Sociedade de Medicina e Cirurgia

Thassiana Macedo
Publicado em 18/10/2017 às 07:12Atualizado em 16/12/2022 às 09:45
Compartilhar

Divulgação

Hector Coraspe, presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba, diz que um dos desafios da área é entrar na modernidade

No ano em que a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba (SMCU) completa 90 anos de atuação e em comemoração ao Dia do Médico, a entidade realiza nos dias 27 e 28 de outubro o 1º Congresso Mineiro de Inovações na Medicina. A programação é destinada a incentivar a atuação ética da classe médica de Uberaba, bem como estimular a nova geração de profissionais com a apresentação de mais de 60 trabalhos científicos de acadêmicos do curso de Medicina de universidades da região.

Segundo o presidente da Sociedade de Medicina, Hector Coraspe, um dos desafios da profissão médica é exatamente entrar na esfera moderna, aderindo às inovações tecnológicas, sem esquecer de manter a sensibilidade e o foco em uma melhor compreensão do ser humano. “A preocupação com o lado humano é fundamental na área médica, como em qualquer outra profissão. Não podemos tratar a doença, na verdade temos que tratar o doente, o ser humano. Porque o ser humano doente pode ter a mesma doença que outro, mas cada pessoa reage de uma maneira particular, dependendo de suas capacidades emocional e fisiológica. Com sua maneira de lidar com desafios, com perseverança e vontade de sarar e de vencer a doença. Tudo isso é importante e complementar à ajuda que podemos oferecer como profissionais, nesse relacionamento médico-paciente”, avalia.

Foi pensando em resgatar o papel de incentivador da profissão médica que a atual diretoria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba realiza o 1º Congresso Mineiro de Inovações na Medicina. No dia 27, às 20h, ocorre a palestra magna com o psiquiatra de Brasília (DF) Elias Abdalla Filho, sobre “Transtorno de Personalidade, Psicopatia e Serial Killer”.

No dia 28, às 8h30, o neurologista Jaime Olavo Marquez ministra a palestra “Antropologia da Dor”. Às 9h30, a hematologista Sheila Soares Silva fala sobre “Cuidados no Morrer”, em seguida o cardiologista Roberto Botelho palestra sobre “Inovação e Empreendedorismo na Medicina”. Após o almoço, às 14h, o homeopata Jorge Bichuetti, a endocrinologista Maria de Fátima Borges e o neurologista Edson Marquez comandam mesa-redonda sobre “Medicina e Espiritualidade”. Logo em seguida é aberta a apresentação dos trabalhos científicos.

Devido ao grande número de inscrições, a organização do Congresso transferiu o local de realização para o auditório do Memorial Chico Xavier, que fica na avenida João XXIII, nº 2.011, Parque das Américas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por