CIDADE

Produtores rurais da região preocupados com a falta de chuvas

Já são mais de 100 dias sem chover e, conforme a previsão, o tempo vai mudar, mas neste primeiro momento nada muito significativo

Geórgia Santos
Publicado em 26/09/2017 às 22:35Atualizado em 16/12/2022 às 10:15
Compartilhar

Dias sem chuva preocupam produtores rurais de Uberaba. Já são mais de 100 dias sem chover e, conforme a previsão meteorológica, o tempo vai mudar, mas neste primeiro momento nada muito significativo. Uma situação que preocupa diversos setores, entre eles o da produção agrícola.

Segundo o secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, este é um momento de crise que não era esperado, uma vez que as chuvas foram até meados do mês de maio. “É preciso ficar em alerta e com atenção. As manhãs estão quentes e noites um pouco mais frias. A água vai secando, por isso precisamos observar. É uma situação preocupante, estamos monitorando os pequenos e fazendo reuniões para discutir o que pode ser feito para ajudar. Tudo está sendo avaliado”, afirma Luiz Carlos. Saad explica que os produtores de hortifrútis já apresentaram dificuldades, devido à falta de água, para reposição das mudas. “As perdas que teremos serão justamente na produção de hortifrútis. Irão faltar mudas para reposição, e acredito que a população poderá sentir essa falta no fim do ano”, afirma.

Diante desta preocupação, alguns produtores estão buscando a secretaria para orientação e apoio. Entretanto, como os produtores já retiraram a água autorizada, diante da outorga, para conseguir uma retirada maior é preciso autorização, o que não é uma situação simples. O secretário afirma que para outros anos é possível resolver a questão, pois neste foram pegos de surpresa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por