CIDADE

Reunião da Sagri com entidades discute prevenção de incêndios nas áreas rurais

Secretário Luiz Carlos Saad destacou necessidade de criação de brigadas de incêndio em decorrência ao grande número de queimadas

Publicado em 22/09/2017 às 15:07Atualizado em 16/12/2022 às 10:20
Compartilhar

 A Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) se reuniu com diversas entidades para discutir sobre os recorrentes incêndios ocorridos nas áreas rurais de Uberaba. Na ocasião, foram pensadas soluções e ações de prevenção.

O presidente do Sindicato Rural de Uberaba (SRU), Romeu Borges, reforçou que a situação é crítica e destacou a necessidade de unir forças. “Precisamos nos organizar para combater as queimadas, temos que ter planejamento. Não basta deixar só nas mãos do poder público ou só na mão dos produtores. Temos que atuar juntos e procurar mecanismos para evitar a proliferação dos incêndios”, analisa Romeu.

Segundo o secretário da Sagri, Luiz Carlos Saad, o momento é de criar soluções positivas e organizar com o Corpo de Bombeiros para criação de brigadas de incêndio em decorrência ao grande número de queimadas registradas. “Ficou definido que vamos fazer uma programação para dividir o município em áreas pequenas, 20 ou 30 conselhos, para que os bombeiros possam realizar treinamentos de combate e prevenção desses incêndios em cada local”, explica o secretário.

Uma nova reunião será realizada em breve para ajustar detalhes de orientações com os produtores rurais. “Se um grande fazendeiro daquele conselho tiver um caminhão pipa, ele pode ajudar, bombas costais, entre outros. Temos que fazer algo, não podemos ficar parados”, explica Saad.

Esta primeira reunião aconteceu no SRU e contou com a presença dos lideranças da pasta de Meio Ambiente, da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba em Uberaba (Codiub), Sindicato Rural, além de representantes da Polícia Militar, Bombeiros, Conselho Comunitário de Segurança Rural (Conser), Certrim e das usinas Vale do Tijuco, Uberaba e Delta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por