CIDADE

FCU promove 59º Encontro de Folias de Reis de Uberaba no próximo domingo

A historiadora da Fundação Cultural, Maria Aparecida Manzan, esclarece que o credenciamento das folias será a partir das 8h

Publicado em 23/08/2017 às 07:44Atualizado em 16/12/2022 às 11:02
Compartilhar

Foto/Fundação Cultural de Uberaba

Acontece neste domingo (27) o Canto e Encanto das Folias de Reis - 59º Encontro Regional de Folias de Reis de Uberaba. O tradicional evento é promovido pela Fundação Cultural, com a parceria do Sesc Uberaba, e com o apoio da Associação Cultural Casa do Folclore, e faz parte da programação da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Ele é aberto ao público e acontecerá no Sesc Uberaba - Rua Ricardo Misson nº 411, bairro Fabrício.

A historiadora da Fundação Cultural, Maria Aparecida Manzan, esclarece que o credenciamento das folias será a partir das 8h. “As apresentações serão por ordem de chegada e o evento será durante todo o domingo, com o almoço e as celebrações que pretendem mostrar a força e a importância das Folias de Reis em nossa cultura”, explica.

Segundo o levantamento feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Uberaba é oficialmente o município com o maior número de grupos de Folias de Reis cadastrados em Minas Gerais e no Brasil. O levantamento teve grupos de 285 municípios cadastrados, abrangendo todos os 17 territórios estaduais demarcados pela atual gestão. Uberaba tem, até o momento, 130 grupos catalogados, e em seguida está a cidade de João Pinheiro, na Região Noroeste do estado, que aparece com 34.

O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, pontua que a valorização é um importante passo para o fortalecimento das Folias de Reis. “Devemos valorizar a força das tradições culturais, e as festas de Santos Reis sobrevivem pela fé e pela religiosidade das pessoas. Com o apoio merecido, eles vão se fortificar ainda mais”, destaca ele.

Agosto das Festas Populares. No dia 26, com realização do Sesc Uberaba e parceria da FCU, o público terá o Encontro das Manifestações Tradicionais de Uberaba, atividade que tem como foco a valorização e a preservação das manifestações da cultura popular tradicional existentes no município. O encontro folclórico contará com a apresentação de 10 grupos culturais, entre eles o congado, catira, moda de viola, artesanato e culinária típica. Será de 14h às 18h, no Espaço da Diversidade Cultural Sesc Uberaba, na Rua Ricardo Misson, 411, Fabrício.

O Sesc também destaca que o público pode visitar o Projeto Parede desenvolvido pelo artista Clayton Tomaz. Um grafite na fachada da antiga olaria da Praça Estevão Pucci homenageia os grupos de Congado presentes na região, valorizando a cultura mineira e brasileira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por