CIDADE

Hemocentro de Uberaba faz campanha de doação de medula óssea

Hemocentro promove ação para mobilizar doadores de medula óssea. Trata-se de uma campanha que será realizada nas universidades

Geórgia Santos
Publicado em 17/08/2017 às 23:01Atualizado em 16/12/2022 às 02:08
Compartilhar

Hemocentro de Uberaba promove ação para mobilizar doadores de medula óssea. Trata-se de uma campanha que será realizada nas universidades, por meio de agendamento, em que a equipe do Hemocentro promove conscientização com estudantes para que se tornem doadores, quando necessário.

De acordo com o coordenador do Hemocentro de Uberaba, Paulo Roberto Juliano Martins, o procedimento para doação de medula óssea é um pouco diferente em relação à doação de sangue. “Se existe um indivíduo que precisa de um transplante de medula óssea, a possibilidade de encontrar doador na família é de apenas 25%, e na população geral ainda é mais difícil: é um doador para cada 125 mil. Por isso promovemos ações de mobilização para aumentar o número de possíveis doadores no cadastro do governo federal”, explica.

Esse trabalho de mobilização acontece em diversos locais, como instituições e empresas, e desta vez a equipe do Hemocentro de Uberaba irá até as universidades. “Vamos incentivar os estudantes, explicando todo o procedimento e como se tornar doador. Depois realizamos um exame, descobrimos o tipo de medula e cadastramos no sistema. Quando houver a necessidade da doação, é feito o contato com a pessoa”, afirma Paulo.

Até o momento a ação foi agendada em três instituições: Uniube, Facthus e Cefores. Na Uniube vai acontecer no dia 29 de agosto em três horários: manhã, das 9h às 10h, na sala 106 do bloco P/Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ); tarde, das 15h às 16h, e noite, das 19h30 às 21h30, no bloco Z/sala no Nupeia (Núcleo de Práticas de Engenharias, Informática e Arquitetura). As demais instituições interessadas em agendar podem entrar em contato com o Hemocentro de Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por