CIDADE

Procon Uberaba dá orientações de compras para o Dia dos Pais

Publicado em 12/08/2017 às 15:23Atualizado em 16/12/2022 às 11:16
Compartilhar

 No próximo domingo (13) será comemorado o Dia dos Pais e 57% dos brasileiros têm a intenção de comprar presentes, representando aproximadamente 86,1 milhões de consumidores, segundo levantamento realizado em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Por essa razão, com o objetivo de orientar aos consumidores e comerciantes nesse período de grandes vendas, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor- PROCON Uberaba dá algumas orientações.

Antes da compra é sempre importante fazer uma pesquisa de preços. Observar e pesquisar em diversos locais, pois o consumidor tem várias opções, não somente de produtos, mas principalmente de valores. Deve-se exigir sempre a nota fiscal.

O pagamento à vista, sempre que possível, deve ser uma opção, afinal muitos estabelecimentos oferecem ótimos descontos. Caso o consumidor opte por uma compra à prazo, deve ficar atento aos valores das parcelas e no preço final do produto, verificando a taxa de juros que será cobrada com o parcelamento. O consumidor deve ler atentamente o contrato da compra, onde deve constar o valor do produto à vista, taxa de juros, o número e o valor das parcelas a serem pagas, e multas, caso ocorra o atraso do pagamento.

Nas compras presenciais o fornecedor só é obrigado, por lei, a fazer a troca do produto com determinados vícios (defeitos) na mercadoria, porém se o estabelecimento disponibiliza a troca, ele é obrigado a fazê-la. O consumidor deve ficar atento às condições e regras estabelecidas pelas lojas na hora da troca.

A reclamação sobre produtos não duráveis deve ser feita até o prazo de 30. Já para produtos duráveis, o prazo é de 90 dias.

“Recomendo muita cautela para quem for às compras agora. Além dos riscos do superendividamento, agravado pela interminável crise que vivemos, há muitas armadilhas no comércio que podem transformar a experiência das compras numa grande dor de cabeça para o consumidor”, ressaltou o presidente da fundação Procon Uberaba, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli.

Os consumidores que ficarem com dúvidas durante as compras ou queiram fazer alguma reclamação poderá contar com o whatsapp do Procon – (34) 99869-9000. O número funciona exclusivamente nos finais de semana e feriados, já que a fundação não realizará atendimentos físicos nessas ocasiões.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por