CIDADE

Morre aos 81 anos a professora, teóloga e socióloga Dirce Miziara

Morreu na madrugada de ontem aos 81 anos, em virtude de complicações de um AVC, a professora Dirce Miziara

Publicado em 26/07/2017 às 08:43Atualizado em 16/12/2022 às 11:45
Compartilhar

Morreu na madrugada de ontem aos 81 anos, em virtude de complicações de um AVC, a professora Dirce Miziara (foto). O seu corpo foi sepultado na tarde de ontem no cemitério São João Batista. Ela nasceu em Uberaba e, em virtude da atividade profissional de seu pai, que exigia estar sempre se mudando, optou por morar boa parte de sua vida com sua avó. Mas, ainda assim, estudou o ginasial em Santo André e se formou em Magistério no Rio de Janeiro.

Dirce começou a lecionar no extinto Colégio São Tarciso, de propriedade da família Miziara, mas também atuou no que hoje é chamado de ensino básico nos colégios Nossa Senhora das Dores e Marista. E foi com os irmãos maristas que Dirce iniciou os seus estudos em Teologia, tendo inclusive feito curso em Lins, no interior de São Paulo, com o padre peruano Gustavo Gutiérrez.

Em 1970, começou a cursar Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras São Thomás de Aquino (Fista), onde posteriormente passou a dar aulas. Também já lecionava nas Faculdades Integradas de Uberaba (Fiube), hoje Uniube. A convite das freiras dominicanas, que dirigiam a Fista, se transformou em assistente do monsenhor Juvenal Arduini. Sobre ele, Dirce Miziara disse em matéria publicada pelo jornal laboratorial do curso de Comunicação Social da Uniube, "Revelação", em 2013: "Por toda minha vida estive cercada de pessoas muito importantes, mas o monsenhor foi o maior. Brinco que antes de falar papai e mamãe eu aprendi a falar padre Juvenal. O povo de Uberaba ainda não sabe o valor que este homem teve”.

Depois de cursar pós-graduação em sociologia pela PUC, Dirce sempre manifestou suas posições mais à esquerda, como marxista convicta. Teve atuação importante na criação e manutenção de centros acadêmicos e sempre acreditou que a aula era o exercício do diálogo.

O corpo de Dirce Miziara foi velado na funerária Irmãos Pagliaro e o sepultamento aconteceu na tarde desta terça-feira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por