CIDADE

Procon fiscaliza postos para verificar queda dos preços dos combustíveis

Após decisão da Justiça Federal, postos de todo o Brasil devem diminuir os preços dos combustíveis; aque

Da Redação
Publicado em 25/07/2017 às 19:17Atualizado em 16/12/2022 às 11:46
Compartilhar

Com suspensão do aumento do imposto sobre combustíveis, Procon/Uberaba está fiscalizando postos de combustíveis para verificar se houve queda nos preços.

De acordo com o presidente Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, enquanto a decisão da Justiça Federal estiver valendo, o Procon/Uberaba autuará em todos os postos de combustíveis que aumentaram os preços na última sexta (21).

Duas equipes de fiscais do Procon/Uberaba estão nas ruas na noite de hoje e alguns postos já foram autuados.

Nesta terça-feira (25), a Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu o reajuste das alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a gasolina, o diesel e o etanol, anunciado pelo governo federal.

No entendimento do juiz Renato Borelli, da 20ª Vara Federal de Brasília, o reajuste é inconstitucional, por ter sido feito por decreto, e não por projeto de lei. Para Borelli, o contribuinte “não pode ser surpreendido pela cobrança não instituída e/ou majorada por lei”, sob pena de ser lesado em seus direitos fundamentais.

Na decisão, Boreli manifesta que o aumento nos encargos só poderia passar a vigorar após 90 dias, e não de imediato como determinado pelo decreto publicado pelo governo federal.

Mais informações na edição de quarta-feira (26) do Jornal da Manhã.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por