CIDADE

Em uma semana, comissão recebe duas doações de órgãos no Hospital de Clínicas

O resultado é expressivo, até o momento em todos os casos de morte encefálica que aconteceram no hospital houve a doação

Geórgia Santos
Publicado em 23/06/2017 às 22:54Atualizado em 16/12/2022 às 12:29
Compartilhar

Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIH-DOTT) do Hospital de Clínicas da UFTM registrou em apenas uma semana duas doações de múltiplos órgãos e tecidos. O resultado é expressivo, até o momento em todos os casos de morte encefálica que aconteceram no hospital houve a doação, e se a situação continuar desta forma, este será o melhor ano de doações em Uberaba.

Conforme os dados repassados, até o momento houve a doação de 55 órgãos e tecidos, sendo sete doações de múltiplos órgãos e tecidos, isto é, em 100% das mortes encefálicas registradas no hospital houve a doação. Somente nesta semana foram dois casos, que gerou a doação de quatro córneas, quatro rins, dois fígados e um coração. O resultado é muito bom, uma vez que ainda existe a recusa de famílias para doação de órgãos.

De acordo com o coordenador da comissão, médico Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, o resultado está relacionado às atividades de mobilização realizadas. “A doação só acontece com a sociedade mais motivada, mais consciente, mais altruísta, enfim, para chegar a este ponto é fruto de campanhas. E essa melhora é percebida no país. Neste primeiro trimestre o Brasil aumentou em 1,5% a 2% o número de doadores de órgãos e tecidos. Embora a taxa de recusa familiar continue em 43%, um índice muito alto, estamos trabalhando para que seja reduzido, pelo menos, abaixo de 30%”, explica o coordenador.

Começa hoje em Uberaba a 2ª Jornada de Doação de Órgãos e Tecidos do Hospital de Clínicas. Serão dois dias de evento. Nesta sexta-feira as atividades começam às 19h e no sábado (24), às 8h. “Foram convidados representantes de 27 cidades da região, das secretarias de Saúde e Educação. Vamos debater assuntos importantes relacionados à doação”, revela Ilídio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por