CIDADE

Esquecido na FCU, busto de Jorge Frange é resgatado pela família

Peça foi encomendada há cerca de 15 anos e nunca foi instalada na praça que leva o nome do médico e ex-vereador no bairro São Benedito

Joanna Prata
Publicado em 09/07/2021 às 18:47Atualizado em 19/12/2022 às 03:05
Compartilhar

Busto de Jorge Frange está passando por restauração e será instalado na praça que leva o seu nome

Entre 2005 e 2007, foi encomendado pelo então presidente da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), Além-Mar Paranhos, um busto do ex-vereador, médico e filantropo Jorge Frange, que dá nome a praça no bairro São Benedito. Contudo, a peça nunca chegou a ser instalada no local. Quinze anos depois, Frederico Frange, que é membro do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), descobriu que o busto do seu avô estava guardado, esquecido em cômodo da Fundação Cultural de Uberaba. Os descendentes de Jorge Frange se juntaram para fazer a restauração da peça e a instalação na praça.

O artista responsável pela obra é o escultor Joselito da Rocha, que também já foi acionado para a restauração. Frederico contou que foi uma surpresa para a família a existência do busto feito em homenagem ao avô. “Um dia, como eu sou conselheiro, alguém me falou que tinha um busto do meu avô na Fundação. A gente não sabia, a família não sabia. Nós fomos ver o busto e notamos que estava danificado. Então, nos juntamos para colocar o busto em seu lugar devido, que é a praça”, contou Frederico.

A previsão da instalação do busto no local depende do tempo que vai levar a restauração. A instalação, restauração e a reforma do local onde o busto será situado estão sendo custeadas pela família Frange.

Frederico explicou que pretende instalar também um “QR Code”, para as pessoas poderem apontar a câmera dos seus celulares e acessarem uma página com a história de Jorge Frange e o porquê de ele dar nome à praça. Frederico buscou fazer o inventário sobre a praça. “Isso será feito com toda a documentação pronta, aprovada pela Fundação Cultural, pelo Conphau, pela Prefeitura. A parte documental já foi organizada; agora, vamos tomar partido e a família irá fazer essa doação da obra e a instalação do busto de Jorge Frange na praça”, disse Frederico. A família pretende fazer um evento de inauguração quando tudo estiver pronto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por