CIDADE

Com estoque zerado, Banco de Leite faz ações para atrair doadoras

Banco de Leite Humano faz campanha em busca de doadoras. Nesta sexta-feira é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano

Geórgia Santos
Publicado em 19/05/2017 às 07:20Atualizado em 16/12/2022 às 13:15
Compartilhar

Sandro Neves

Geladeiras do Banco de Leite de Uberaba estão com os estoques zerados, o que inviabiliza o fornecimento do produto aos hospitais

Banco de Leite Humano de Uberaba faz campanha em busca de doadoras. Nesta sexta-feira é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Para marcar a data, estão sendo realizadas atividades esta semana para aumentar o número de doadoras, uma vez que a situação está cada vez mais crítica em Uberaba e, neste momento, o banco se encontra com o estoque zero.

As atividades da campanha começaram na quarta-feira, 17, reunindo enfermeiros das unidades de saúde para que nos locais de atuação consigam mais doadoras. Nessa quinta-feira, foi realizada panfletagem em frente ao Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism). E nesta sexta-feira vai acontecer a confraternização com as doadoras atuais e antigas, com a entrega de certificados a essas mulheres.

Segundo a responsável técnica do Banco de Leite, Márcia Alves Pereira, a realização de campanhas é muito importante, ainda mais neste momento de dificuldade que o Banco de Leite enfrenta. “Em alguns dias não teremos leite disponível no estoque para entregar à UTI Neo Natal do Hospital de Clínicas. Os últimos frascos foram entregues nessa quinta-feira e não há mais produto disponível para o repasse. As geladeiras estão vazias. Somente teremos leite materno novamente dentro de, aproximadamente, oito dias, pois precisamos fazer a coleta. Na segunda-feira que vem, entregaremos os frascos para as doadoras”, explica.

Marcia esclarece que as coletas são feitas semanalmente. Os frascos são entregues na quinta-feira para que, durante a semana, as mães consigam ordenhar. Com o procedimento manual, elas não conseguem encher um frasco em apenas um dia. Por isso são necessárias mais doadoras para manter o estoque.

Hoje existem 20 doadoras disponíveis, sendo que para a demanda do município seriam necessárias pelo menos 40 para manter um volume de leite desejável, e não deixar faltar. Quando acontecem faltas como agora, os hospitais oferecerem leite artificial para alimentar as crianças, mas o recomendado é o leite materno.

Para se tornar uma doadora, basta entrar em contato com o Banco de Leite, na avenida Leopoldino de Oliveira, 1.160, Parque do Mirante, ou ligar no (34) 3332-0559 e realizar a entrevista diretamente por telefone. A possível doadora será orientada sobre os procedimentos e a equipe do Banco de Leite irá atendê-la em casa, salvo em caso de necessidade de orientação sobre a ordenha.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por