CIDADE

Greve nos Correios deve prejudicar a distribuição de correspondências

Em greve desde quarta-feira (26), os trabalhadores dos Correios também marcaram presença na manifestação da praça Rui Barbosa

Letícia Morais
Publicado em 29/04/2017 às 08:38Atualizado em 16/12/2022 às 13:41
Compartilhar

Foto/Sandro Neves

Ontem, carteiros participaram de ato contra as reformas na praça Rui Barbosa como atividade de greve

Em greve desde quarta-feira (26), os trabalhadores dos Correios também marcaram presença na manifestação da praça Rui Barbosa, em Uberaba. O presidente do Sintect-URA, Wolnei Capoli, considera ser importantíssimo para a categoria se juntar aos manifestantes contra as reformas propostas pelo governo federal. Os trabalhadores dos Correios continuam paralisados por tempo indeterminado e o sistema de distribuição deve ser o mais afetado.

Em todo o Brasil, de um total de 112.246 empregados, 18.626 não compareceram ao trabalho nesta sexta-feira. Em Minas, de 11.610 empregados, 1.293 não compareceram ao serviço ontem. O efetivo trabalhando no Estado é de 88,8%. A informação é da assessoria de comunicação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, destacando que os números são medidos a partir do ponto eletrônico nas unidades. Os dados específicos para Uberaba não foram apurados pela ECT. “Na região do Triângulo, o número de adesões é de 218, de um total de 1.808”, diz trecho da nota, esclarecendo não ter agências fechadas na cidade.

Decisão judicial. Na quinta-feira (27), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) deferiu liminar em favor da ECT, determinando que os sindicatos representantes dos trabalhadores mantenham efetivo mínimo de 80% em cada uma das unidades localizadas nas bases de atuação. A decisão também prevê multa diária de R$100 mil em caso de descumprimento. Levantamento realizado ontem pela empresa indica que 79,81% do efetivo dos Correios não aderiram à paralisação. Nesses locais, o movimento está concentrado, em sua maioria, na área de distribuição. Por essa razão, a empresa acredita que os serviços de entrega de correspondências podem ficar comprometidos, ocasionando atraso nas entregas. Ainda, a estatal irá promover mutirões de entrega de objetos postais neste fim de semana e no feriado de 1º de maio, a fim de minimizar o prejuízo aos brasileiros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por