CIDADE

Trabalhadores dos Correios param por tempo indeterminado

O Sindicato dos Trabalhadores nos Correios ainda não sabe pontuar quantos trabalhadores aderiram ao movimento

Letícia Morais
Publicado em 27/04/2017 às 12:02Atualizado em 16/12/2022 às 13:45
Compartilhar

Foto/Arquivo

Os trabalhadores dos Correios estão em greve por tempo indeterminado desde as 22h de ontem. Entre os motivos da paralisação, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), estão o descumprimento do acordo coletivo, as demissões, falta de contratação, ameaças de privatização e o fechamento de agências.

O Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Telégrafos e Similares de Uberaba (Sintect-URA) ainda não sabe pontuar quantos trabalhadores aderiram ao movimento na cidade, mas acredita que grande parte se sensibilizará com a ação.

A Fentect estima que mais de 200 agências estejam sendo fechadas por todo o Brasil. “Com isso, muitos moradores do interior e das periferias vão ficar sem o atendimento bancário e postal dos Correios do Brasil”, diz trecho da nota encaminhada à imprensa.

Das nove agências próprias e franqueadas em atuação em Uberaba, duas devem ser fechadas. A informação é do presidente do Sintect-URA, Wolnei Capoli. “Existe a perspectiva de fechar a agência do Costa Teles e a filatélica no centro da cidade, anexa à central”, afirma. Na avaliação de Wolnei, essas agências são a porta de entrada para o cliente. “Independentemente de ser uma carta ou uma remessa postal grande, todos fazem suas postagens nas agências”, salienta.

O líder sindical pontua que as demissões incentivadas também dificultam a situação dos trabalhadores na estatal, que não tem contratações desde o último concurso, em 2011. Outro ponto destacado pelos trabalhadores é a suspensão das férias dos empregados por um ano, se tornando um agravante para os afastamentos médicos, em razão, segundo eles, da sobrecarga de trabalho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por