Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
CIDADE
Tamanho do texto: A A A A
Sarah Parro - 21/04/2017

Imunizao pode ajudar na queda de estoque do banco de sangue

Compartilhar:

As campanhas de vacinação podem contribuir para a redução no estoque de bolsas de sangue do Hemocentro Regional de Uberaba. A informação é do coordenador da fundação, Paulo Roberto Juliano, que esclarece ser a imunização um dos fatores impeditivos à doação de sangue. A pessoa vacinada somente pode voltar a doar 30 dias após o recebimento da vacina.

Uberaba está em plena campanha de vacinação contra a gripe e a febre amarela, mas o coordenador orienta que o prazo de 30 dias deve ser respeitado para todas as imunizações. “Qualquer que seja a vacina, é preciso esperar o período certo para doar sangue. Não se sabe a reação que pode causar no paciente debilitado”, disse.

Nesse sentido, Paulo Roberto convoca a população a doar antes de receber a imunização, reforçando que a sequência de feriados e eventos, quando há maior aglomeração de pessoas, é temporada mais propícia a imprevistos, o que gera maior demanda no estoque de sangue. “Nós convocamos os colaboradores a fazerem as doações antes de se vacinar e antes dos feriados, para abastecer o Hemocentro, que está com o estoque 50% abaixo do esperado, com os tipos de sangue ‘O’ positivo e ‘O’ negativo”, pede.

Demanda. Atualmente são recolhidas de 80 a 100 bolsas de sangue por dia, sendo que são feitas 2,5 mil transfusões por mês em toda região de abrangência do Hemocentro. Segundo Juliano, o sangue recolhido tem validade de 35 dias e, quando é necessário, sempre há o reagendamento dos doadores, o que não impede ninguém de doar. O coordenador ainda ressalta que o prazo para voltar a doar após a primeira vez é de três meses para as mulheres e dois meses para os homens. “O homem não tem a perda [de sangue] que a mulher tem todo mês. Ela [mulher] tem hemoglobinas a menos” esclarece.

Doe vida. Para quem deseja ajudar o Hemocentro Regional, o horário de atendimento é das 7h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A fundação fica na avenida Getúlio Guaritá, 250. Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a idade máxima para a primeira doação é até 60 anos. Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos mesmos, com firma reconhecida em cartório. O modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.



OUTRAS NOTCIAS


Obras de concluso da extenso da Claricinda comeam este ano (22/10)
Educao no Trnsito vai aos bairros orientar sobre uso das faixas (22/10)
Aproveitamento de imveis antigos pode ser alternativa para comrcio (22/10)
Populao da cidade cresce 40% durante a safra de cana-de-acar (22/10)
Delta comemora 22 anos e marca a retomada dos investimentos (22/10)
Superintendncia rene tcnicos da regio para discutir a sade da mulher (22/10)
Cohagra vai fornecer kits para reformar unidades do Minha Casa (22/10)
ExpoCigra Fiemg tem hoje teatro, Startup Talks e chef Felipe Bronze (21/10)
Cervejaria inaugura unidade no Parque das Amricas neste sbado (21/10)
Falta de energia no setor industrial do Maracan causa prejuzos (21/10)
Em 30 dias houve 70 autuaes de desperdcio de gua na cidade (21/10)
Aposentados e pensionistas devem ficar atentos ao prazo de recadastramento (21/10)
Semana de Sade Bucal aborda a preveno do cncer (21/10)
Estudante detido pela Guarda Municipal por danificar porta de estao tubo (21/10)
Cohagra lana edital para novo projeto de reformas em Unidades Habitacionais (21/10)
Transposio do rio Claro deve ser desligada com chuvas constantes (20/10)
Motoristas ficam confusos com mudanas na Marqus do Paran (20/10)
Combustveis continuam ficando mais caros nos postos uberabenses (20/10)
Projeto Domingo na Concha retornar dia 29 de outubro (20/10)
Uberaba recebe primeira edio do Zebu Ink Convention (20/10)




EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Projeto de Lei elaborado pela PMU prope o pagamento de taxa para regulamentar a atuao do Uber no municpio. Voc acredita que esta uma medida eficaz para acabar com a queda de brao entre motoristas do aplicativo e taxistas?




JM FORUM
Recentemente, trs alunas de escolas municipais e estadual ficaram entre as melhores do mundo na final do Panamericano de Ginstica Acrobtica, nos Estados Unidos. Para a viagem, as ginastas contaram com patrocnio de empresas locais. Outros grupos no tm a mesma sorte, no entanto. Na sua opinio, o que falta para o setor privado incentivar os estudantes a irem alm das fronteiras?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017