CIDADE

Imunização pode ajudar na queda de estoque do banco de sangue

As campanhas de vacinação podem contribuir para a redução no estoque de bolsas de sangue do Hemocentro Regional de Uberaba

Sarah Parro
Publicado em 21/04/2017 às 21:31Atualizado em 16/12/2022 às 02:24
Compartilhar

As campanhas de vacinação podem contribuir para a redução no estoque de bolsas de sangue do Hemocentro Regional de Uberaba. A informação é do coordenador da fundação, Paulo Roberto Juliano, que esclarece ser a imunização um dos fatores impeditivos à doação de sangue. A pessoa vacinada somente pode voltar a doar 30 dias após o recebimento da vacina.

Uberaba está em plena campanha de vacinação contra a gripe e a febre amarela, mas o coordenador orienta que o prazo de 30 dias deve ser respeitado para todas as imunizações. “Qualquer que seja a vacina, é preciso esperar o período certo para doar sangue. Não se sabe a reação que pode causar no paciente debilitado”, disse.

Nesse sentido, Paulo Roberto convoca a população a doar antes de receber a imunização, reforçando que a sequência de feriados e eventos, quando há maior aglomeração de pessoas, é temporada mais propícia a imprevistos, o que gera maior demanda no estoque de sangue. “Nós convocamos os colaboradores a fazerem as doações antes de se vacinar e antes dos feriados, para abastecer o Hemocentro, que está com o estoque 50% abaixo do esperado, com os tipos de sangue ‘O’ positivo e ‘O’ negativo”, pede.

Demanda. Atualmente são recolhidas de 80 a 100 bolsas de sangue por dia, sendo que são feitas 2,5 mil transfusões por mês em toda região de abrangência do Hemocentro. Segundo Juliano, o sangue recolhido tem validade de 35 dias e, quando é necessário, sempre há o reagendamento dos doadores, o que não impede ninguém de doar. O coordenador ainda ressalta que o prazo para voltar a doar após a primeira vez é de três meses para as mulheres e dois meses para os homens. “O homem não tem a perda [de sangue] que a mulher tem todo mês. Ela [mulher] tem hemoglobinas a menos” esclarece.

Doe vida. Para quem deseja ajudar o Hemocentro Regional, o horário de atendimento é das 7h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A fundação fica na avenida Getúlio Guaritá, 250. Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a idade máxima para a primeira doação é até 60 anos. Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos mesmos, com firma reconhecida em cartório. O modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por