CIDADE

Falta de pessoal prejudica emissão da carteira de trabalho na cidade

Contrato com empresa responsável pela emissão do documento em 28 unidades do Estado terminou e está prejudicando o trabalho

David Tschaikowsky
Publicado em 28/03/2017 às 07:13Atualizado em 16/12/2022 às 02:27
Compartilhar

Neto Talmeli

Na Unidade de Atendimento Integrado houve redução de pessoal, sendo que a emissão de carteiras de trabalho está prejudicada

Trabalhadores de Uberaba enfrentam dificuldade para emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). À redação do Jornal da Manhã chegam várias reclamações sobre a dificuldade na busca pelo documento, o que tem levado os trabalhadores a recorrerem a outras cidades e até estados para conseguir a CTPS.

Empresa pública de capital fechado, a Minas Gerais Serviços (MGS), responsável pela parte técnica de todas as 28 unidades de Minas Gerais, encerrou seu contrato neste mês de março. Por meio de licitação, outra empresa que não teve nome divulgado ganhou o processo e passará a gerenciar os serviços.

A Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, com sede em Belo Horizonte, há alguns anos firmou convênios com entidades estaduais e municipais para emissão da carteira de trabalho. Segundo informações levantadas pela reportagem, em Uberaba, no ano de 2015, foi confeccionada a média mensal de 850 carteiras de trabalho. Já no ano passado, no mês de julho, houve migração da plataforma do sistema web, que emite o documento online, assim, todas as vinte e oito unidades conveniadas em Minas precisaram adquirir equipamentos atualizados para se adequar ao novo sistema.

Ainda de acordo com as informações levantadas pela reportagem, com o passar dos anos, a UAI Uberaba perdeu metade dos contratados por processo seletivo, que eram 20 e hoje são apenas 10, o que forçou a unidade a diminuir a prestação de serviço à população, inclusive com outros serviços que são oferecidos pela entidade. Está sendo preparada a mudança da unidade para um shopping da cidade e, segundo as expectativas, serão contratados mais profissionais para resolver o problema na demora da emissão do documento.

Também para sanar o problema da população, a gerência da unidade regional do Ministério do Trabalho em Uberaba está articulando com a Prefeitura uma parceria para disponibilizar servidores com o intuito de ajudar no processo da emissão da carteira de trabalho, serviço oferecido nas agências regionais de todo o país. Hoje são apenas seis servidores trabalhando na regional Uberaba para atender a todos os serviços, o que sobrecarrega e dificulta a agilidade dos serviços oferecidos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por