CIDADE

Comércio fecha na 2ª de carnaval e abre na terça e quarta de Cinzas

Presidente do Sindicomércio, Marcelo Carneiro Árabe, explica que a definição foi feita em convenção coletiva em 2016

Letícia Morais
Publicado em 24/01/2017 às 22:15Atualizado em 16/12/2022 às 15:33
Compartilhar

Faltando pouco mais de um mês para o carnaval, o comércio de rua, shoppings centers e o de gênero alimentício em Uberaba já definiram como será o funcionamento para o feriado e para o aniversário da cidade.

O presidente do Sindicato do Comércio (Sindicomércio), Marcelo Carneiro Árabe, explica que a definição foi feita em convenção coletiva em 2016, que está em vigor até o dia 31 de julho deste ano. “O comércio de rua, de gênero alimentício e os shoppings centers estarão fechados no dia 27, segunda-feira, Dia do Comerciário. Na terça-feira de carnaval, dia 28, o funcionamento é normal, porque não é considerado feriado, mas os shoppings centers vão fechar, conforme nossos acordos”, afirma.

O líder classista destaca que na quarta-feira de Cinzas, dia 1º de março, o funcionamento será normal no comércio de rua e nos estabelecimentos de gênero alimentício. E lembra que os funcionários que trabalharam no dia 18 de dezembro do ano passado (domingo de Natal), entram após as 12h. “Já os shoppings centers terão abertura das 12h às 22h”, ressalta. No aniversário da cidade, dia 2 de março, a abertura é facultativa nas lojas de gêneros alimentícios, sendo que o comércio de rua estará fechado. Por outro lado, os shoppings centers permanecerão abertos das 14h às 20h.

Vendas. Sobre a expectativa para as vendas nesta época, Marcelo Árabe afirma que ela se restringirá aos artigos carnavalescos. “Especificamente, as vendas não são boas como em dias normais, principalmente porque não teremos o carnaval em Uberaba este ano. Acreditamos que o movimento será restrito aos supermercados, bares e restaurantes”, avalia o sindicalista.

Lojas fechadas geram prejuízos para o setor, afirma presidente do sindicato. Nem sempre ficar com as portas fechadas em um feriado pode ser benéfico para o comerciante. Apesar disso, o presidente do Sindicato do Comércio (Sindicomércio) de Uberaba afirma que, nesta época, em geral, o comércio não possui movimento muito grande, mas destaca que neste caso sempre há prejuízos. “A empresa fechada ainda tem as suas despesas, então, pactuamos essas datas justamente por isso”, esclarece o sindicalista.

De acordo com ele, em decorrência do fechamento do comércio de rua no aniversário de Uberaba, dia 2 de março, a abertura se dará em outro feriado, como forma de compensar. “No feriado de Tiradentes, dia 21 de abril, será facultativa a abertura do comércio de rua, conforme estabelecido pela nossa convenção coletiva”, ressalta Marcelo Árabe, acrescentando que as definições de abertura/fechamento e os horários são feitos após reuniões, para não prejudicar as vendas no comércio uberabense. “Isso tudo para que tenhamos bom senso de manter os dias bons para abertura e outros nem tanto para fechar as lojas”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por