CIDADE

Consulta ao lote multiexercício de restituição está liberada desde 2ª

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (9) a consulta do lote multiexercício de restituição do IRPF

Letícia Morais
Publicado em 11/01/2017 às 21:56Atualizado em 16/12/2022 às 15:47
Compartilhar

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (9) a consulta do lote multiexercício de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Conforme informações da Receita, o lote contempla as restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2016.

Na próxima segunda-feira (16), será realizado o crédito bancário para 177.539 contribuintes, totalizando R$370 milhões. Desse total, R$6,7 milhões serão destinados aos contribuintes idosos, que representam 21.130, e com alguma deficiência física/mental ou moléstia grave, com total de 2.232 colaboradores. A Receita informa ainda que a correção pela taxa Selic com o valor a ser restituído varia de 9,92% para as restituições referentes ao ano de 2016 e 91,49% para as devoluções de 2008.

O contribuinte que quiser saber se teve a declaração liberada deverá ligar para o Receitafone, no número 146, ou acessar a página da Receita Federal na internet (http://idg.receita.fazenda.gov.br/). Nela, é possível acessar o extrato da declaração, por meio do serviço e-CAC, e verificar incoerências nos dados identificadas pelo processamento. Se verificadas, o contribuinte poderá avaliá-las e fazer a autorregularização, mediante a entrega de declaração retificadora.

Vale ressaltar que a restituição ficará disponível durante um ano no banco. Se o contribuinte não resgatar o valor neste prazo, deverá requerer na internet o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição. Outra opção é ir diretamente no e-CAC, na opção Extrato do Processamento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por