CIDADE

Com mais de 1,8 mil agendamentos, Novembro Azul continua

Campanha Novembro Azul realiza em Uberaba mais de 1,8 mil agendamentos. O mês de novembro terminou, mas as atividades continuam

Geórgia Santos
Publicado em 03/12/2016 às 08:19Atualizado em 16/12/2022 às 16:20
Compartilhar

Jairo Chagas

Durante o mês de novembro, mais de 1,8 mil homens agendaram exames durante as atividades nas unidades de saúde

Campanha Novembro Azul realiza em Uberaba mais de 1,8 mil agendamentos. O mês de novembro terminou, mas as atividades continuam, pois alguns exames agendados ainda estão sendo realizados e, mesmo sem chegar ao fim, a avaliação da campanha de prevenção ao câncer de próstata é positiva.

De acordo com a diretora de Atenção Especializada, Daniela Abdanur, ainda está sendo feito o atendimento aos homens que foram inseridos na campanha, com a coleta do PSA e o toque retal. “Foram agendados 1.881 homens. Até o momento já passaram pelos procedimentos 600 deles. O restante será atendido ao longo do mês”, explica a diretora.

O primeiro passo para a inscrição foi simples, os homens precisavam apenas buscar uma unidade de saúde com o cartão do SUS. A partir daí foram inseridos no Código de Saúde do Homem para realizar a coleta do PSA e o exame de toque retal. “Aqueles que já foram atendidos, realizamos os dois exames, os demais ainda vão passar pelo procedimento. Porém, a maioria já realizou a coleta de sangue e ainda vamos promover um mutirão para coletar de mais alguns no campus centro da Uniube. Ao todo, serão 921 homens que farão a coleta do PSA, entre os dias 12 e 16 de dezembro”, explica.

Depois deste mutirão, a próxima etapa será a consulta com o urologista na Unidade Regional de Saúde São Cristóvão. Se for detectado algum problema o médico encaminhará o paciente para uma biópsia.

Sobre a quantidade de homens que foram e estão sendo atendidos, a avaliação da campanha é positiva. Segundo Daniela, com relação ao ano passado, a Secretaria de Saúde manteve a média de aproximadamente 2 mil homens. Vale lembrar que em 2015, conforme informações repassadas ao Jornal da Manhã no período, ao todo foram 1.614 agendamentos para exames de toque retal e PSA, sendo que somente em novembro foram 725 pacientes.

Contudo, é importante destacar que a realização de exames de prevenção ao câncer de próstata está disponível o ano inteiro nas unidades de saúde e o mês de novembro é apenas um período de mobilização, de incentivo ao homem para que realize o exame e deixe o preconceito de lado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por