CIDADE

CTA realiza testes rápidos para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Centro de Testagem e Aconselhamento promove hoje uma série de ações para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Letícia Morais
Publicado em 01/12/2016 às 08:50Atualizado em 16/12/2022 às 16:22
Compartilhar

Com o slogan “Aids: O maior perigo é não saber”, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) promove nesta quinta-feira (1º) uma série de ações para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em Uberaba. A programação foi feita baseada no slogan, segundo a gerente do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Maria Clara de Vasconcelos Afonso.

Uma das ações será o teste rápido de HIV, realizado por meio de parceria do CTA com a Gerência Regional de Saúde (GRS). Os interessados devem ir até a rua Gabriela Castro Cunha, onde haverá, ainda, distribuição de preservativos à comunidade e orientações sobre o uso e a necessidade desses cuidados. “Nós também estaremos atendendo com a unidade móvel, em frente ao CTA, na rua Marechal Deodoro”, destaca Maria Clara Afonso.

A programação se estende até à noite, quando a unidade móvel ficará estacionada na Concha Acústica, das 19h às 22h, oferecendo os mesmos atendimentos à população, em uma parceria com a Associação de Apoio às Pessoas Vivendo com HIV em Uberaba (Saiba Viver). A expectativa da organização é realizar, pelo menos, 80 testes rápidos de HIV durante toda a quinta-feira. “Em 15 ou 20 minutos sai o resultado, positivo ou negativo. Caso seja positivo, daremos as coordenadas e encaminharemos a pessoa para o nosso serviço de atendimento especializado”, esclarece.

A gerente do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais enfatiza que o único modo de proteção e prevenção da doença ainda é o uso de preservativos em todas as relações sexuais, mesmo com parceiro fixo. “Ao evitar a contaminação com HIV, evitará outras doenças sexualmente transmissíveis”, completa Maria Clara.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por