CIDADE

Expectativa de vendas para o Natal cresce com a confiança do consumidor

Confiança dos consumidores e empresários com o futuro da economia do país tem crescido cada vez mais

David Tschaikowsky
Publicado em 19/11/2016 às 20:56Atualizado em 16/12/2022 às 02:41
Compartilhar

Confiança dos consumidores e empresários com o futuro da economia do país tem crescido cada vez mais. A informação é de pesquisa realizada por entidades do setor varejista. A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu o maior patamar desde julho do ano passado, alcançando 73,5 pontos em outubro. Em relação a setembro o crescimento foi de 5,2%, já na comparação com o mesmo mês do ano passado a alta atingiu 8%, perfazendo a quarta elevação seguida do indicador.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL), Fúlvio Ferreira, a situação só não está melhor pela quantidade de pessoas ainda desempregadas no país. “À medida que começa a melhorar, tendo um pouquinho de vendas, já gera um posto de trabalho a mais, uma pessoa sem trabalho a menos, assim, essa roda vai girando e melhorando, mas é questão de meses, não é da noite para o dia”, enfatiza Fúlvio.

Segundo o dirigente classista, a queda nos preços de alguns itens de consumo diário e promoções são todas bem-vindas para que a economia se aqueça e o consumidor tenha maior poder de compra. “Todos esses fatores vão corroborando. Décimo terceiro chegando à praça, a população vendo que a justiça está sendo feita, políticos corruptos sendo presos, tudo isto ajuda a melhorar a confiança de ambas as partes”, ressalta. Normalmente, a primeira parcela do décimo terceiro vai para o pagamento de contas atrasadas, mas nem todos estão devendo e essas contas vão oxigenar o comércio, salienta Fúlvio.

Para finalizar, o dirigente aponta que a contratação para o Natal ainda está bem lenta. “O lojista está mais cauteloso. Antes, as contratações aconteciam para novembro e dezembro inteiro, agora, com a realidade do país, estão mais modestas, mas acontecendo. Importante que o candidato a uma vaga no mercado trabalho atualize seu currículo, coloque todas as informações de cursos, palestras, tudo aquilo que enriqueça sua experiência, que será algo a mais para ser contratado.”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por