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Assuntos financeiros são os campeões de reclamações no Procon

Pelo segundo ano consecutivo, os atendimentos sobre assuntos financeiros continuam no topo da lista das reclamações da Fundação Procon

Letícia Morais
Publicado em 29/09/2016 às 07:41Atualizado em 16/12/2022 às 17:12
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Pelo segundo ano consecutivo, os atendimentos sobre assuntos financeiros continuam no topo da lista das reclamações da Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Uberaba.

A pedido do Jornal da Manhã, a Fundação divulgou balanço geral de todos os atendimentos realizados pelo órgão desde o primeiro dia de 2016, registrados pelo Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec). Conforme os dados, foram realizados 2.835 atendimentos na área de assuntos financeiros, representando 38,12% do total. Outros 1.710 com relação a reclamações de produtos, totalizando 22,99% e 1.473 atendimentos relacionados aos serviços essenciais (19,80%).

De janeiro a agosto de 2016, houve aumento de 228 atendimentos na área de assuntos financeiros, se comparado com a mesma época de 2015. Analisando os números do ranking, nota-se que ocorreu uma troca de posições com relação aos produtos e serviços essenciais. Em 2015, a Fundação realizou 2.607 atendimentos na área de assuntos financeiros, 1.778 de serviços essenciais e 1.629 atendimentos relacionados a produtos.

O Procon, por meio da assessoria de comunicação da PMU, ressalta que, nestes índices, não estão relacionados os atendimentos realizados diariamente por telefone na Fundação. A explicação é que o relatório é feito fora do Sindec.

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