Pelo segundo ano consecutivo, os atendimentos sobre assuntos financeiros continuam no topo da lista das reclamações da Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Uberaba.
A pedido do Jornal da Manhã, a Fundação divulgou balanço geral de todos os atendimentos realizados pelo órgão desde o primeiro dia de 2016, registrados pelo Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec). Conforme os dados, foram realizados 2.835 atendimentos na área de assuntos financeiros, representando 38,12% do total. Outros 1.710 com relação a reclamações de produtos, totalizando 22,99% e 1.473 atendimentos relacionados aos serviços essenciais (19,80%).
De janeiro a agosto de 2016, houve aumento de 228 atendimentos na área de assuntos financeiros, se comparado com a mesma época de 2015. Analisando os números do ranking, nota-se que ocorreu uma troca de posições com relação aos produtos e serviços essenciais. Em 2015, a Fundação realizou 2.607 atendimentos na área de assuntos financeiros, 1.778 de serviços essenciais e 1.629 atendimentos relacionados a produtos.
O Procon, por meio da assessoria de comunicação da PMU, ressalta que, nestes índices, não estão relacionados os atendimentos realizados diariamente por telefone na Fundação. A explicação é que o relatório é feito fora do Sindec.