CIDADE

Apesar da estiagem, Codau diz que não faltará água na cidade

O Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) afirma que o abastecimento público em Uberaba continua equilibrado durante o período de estiagem

Letícia Morais
Publicado em 29/09/2016 às 07:29Atualizado em 16/12/2022 às 17:12
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Com reforço das águas do rio Claro, vazão do rio Uberaba se mantém suficiente para abastecer a cidade, sem risco

O Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) afirma que o abastecimento público em Uberaba continua equilibrado durante o período de estiagem. De acordo com a autarquia, o rio Uberaba está recebendo a contribuição do rio Claro, por meio do sistema de transposição, que permanece ligado desde o dia 11. Segundo a empresa, existem duas bombas realizando a adução da água, que chega até a barragem de nível na Estação de Captação do Codau. 

O presidente da autarquia, Luiz Guaritá Neto, disse que os dez Centros de Reservação (CR) estão abastecidos por completo e distribuindo água para todos os bairros de Uberaba. A autarquia reforçou, inclusive, que dois dos seis motores que bombeiam água do rio Uberaba para a Estação de Tratamento de Água (ETA) foram desligados em função da grande quantidade de água reservada no complexo na manhã de ontem.

Apesar disso, o Codau afirmou que a distribuição de água foi suspensa nos bairros Boa Vista e parte do São Benedito, na manhã de ontem, por conta de duas implantações de rede de água nas regiões, mas garantiu que o abastecimento será normalizado com o fim das obras. A autarquia diz que realiza, em média, 100 manutenções de redes de água, esgoto e vazamentos, sendo que, na maioria dos casos, é necessário interromper a distribuição até que o serviço seja concluído. 

Por fim, a autarquia destacou que existe suspeita de sabotagem por pessoas que têm agido de má-fé e estão fechando registros de distribuição. Segundo a autarquia, a direção está atenta a essa situação para coibir qualquer intervenção criminosa e acionar as autoridades de segurança.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por