CIDADE

Negociações podem pôr fim à greve dos bancários, que entra no 23º dia

Baltazar Luzia Pinto espera que seja apresentada uma proposta diferente da que já foi rejeitada duas vezes pelos bancários

Letícia Morais
Publicado em 28/09/2016 às 07:54Atualizado em 16/12/2022 às 17:12
Compartilhar

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) atendeu à solicitação feita pelo Comando Nacional dos Bancários e concedeu nova rodada de negociações durante toda a tarde de ontem em São Paulo.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), a Fenaban apresentou uma nova proposta de novo modelo de acordo, com validade de dois anos (2016 e 2017). O Comando reafirmou a necessidade de que a proposta contemple emprego, saúde, vales, creche, igualdade de oportunidades e mais segurança. Antes de retomar com as negociações, a Fenaban irá se reunir com os bancos na manhã de hoje e, às 15h, retornará à mesa com os bancários.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Uberaba, Baltazar Luzia Pinto, disse que a categoria espera que seja apresentada uma proposta diferente da que já foi rejeitada duas vezes pelos bancários. “Logo mais teremos uma nova rodada e esperamos que a proposta mude, seja algo razoável”, afirma. Conforme Baltazar, as agências bancárias da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Itaú permaneceram fechadas nesta terça em Uberaba.

O sindicalista reforçou que a categoria não gosta de fazer greve, mas está ocorrendo por conta da intransigência dos patrões. “O próprio processo salarial é assim: cada um precisa ceder um pouco e, nem sempre, nosso pleito é atendido plenamente. Não somos radicais, estamos dispostos a negociar. Se a proposta for razoável, o Comando irá analisá-la e, possivelmente, podemos até aceitá-la”, salienta.

Pressionando. Com o silêncio da Fenaban desde a última rodada de negociações, o Comando optou por enviar oficio à federação na sexta-feira (23), para solicitar a volta das negociações da Campanha Nacional de 2016. No texto, a categoria alega que como os dirigentes sindicais estariam reunidos em São Paulo na segunda-feira (26), eles se colocavam à disposição para a retomada dos temas tratados na mesa de negociação.

A última proposta apresentada pelos banqueiros propunha reajuste de 7% e abono de R$3.300. No entanto, os bancários alegam que o índice não repõe a inflação acumulada entre os meses de setembro de 2015 e agosto de 2016, que foi de 9,62%.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por