CIDADE

Dia D da multivacinação busca atualizar os cartões das crianças

Campanha este ano é destinada a crianças de até cinco anos e também para a faixa etária de nove a 14 anos e vai até 30 de setembro

Geórgia Santos
Publicado em 25/09/2016 às 13:32Atualizado em 16/12/2022 às 17:14
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem o “Dia D” da Campanha de Multivacinação, que mobilizou pais e responsáveis para levarem os filhos aos postos. A campanha é realizada como forma de destacar a necessidade de atualização do cartão de vacina, e segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, a demanda em Uberaba está baixa.

O “Dia D” da Campanha de Multivacinação foi realizado neste sábado, uma oportunidade para aqueles pais que não têm tempo durante a semana de levar os filhos para se vacinar. A equipe de reportagem do Jornal da Manhã acompanhou a vacinação na Unidade Básica de Saúde Eurico Vilela. Não houve formação de filas, mas na sala de vacinas, principalmente no período da manhã, sempre havia crianças se vacinando.

“A campanha atinge crianças menores de cinco anos e jovens com idade entre nove e 14 anos, e convocamos os pais para que busquem uma unidade de saúde e tenham esse cuidado com o filho. Pode até ser que o cartão esteja atualizado, mas é importante garantir, verificar se realmente as vacinas estão em dia. Para aqueles que perderam o cartão, é preciso que os pais voltem à última unidade de saúde em que estiveram para vacinação, para verificar se existe um cartão espelho, e se tiver, é feito um novo cartão. Mas, se isso não for possível, será necessário começar um novo ciclo de vacinas”, explica.

A professora Aline de Gregório levou a filha para se vacinar neste “Dia D”. De acordo com ela, o cartão de vacinas da filha está sempre atualizado, faz questão de participar de todas as campanhas, uma vez que esta é uma forma de prevenção e sem custo. “É importante levar o filho para se vacinar, é um compromisso que devemos ter com a criança, temos que fazer o possível para garantir a saúde dos filhos, e, se cada um fizer a sua parte, vamos melhorar a saúde da população”, destaca a professora.

Para as crianças menores de cinco anos são disponibilizadas a BCG, hepatite B, penta, VIP, VOPb, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, varicela e hepatite A. Já para as crianças de nove anos a adolescentes menores de 15 anos são disponibilizadas a hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT e HPV. As unidades estão abastecidas com as doses. A exceção é a BCG, que é aplicada apenas às terças e quintas-feiras.

A Campanha de Multivacinação acontece até o dia 30 de setembro. A Secretaria de Saúde ressalta que as UPAs e as Unidades Regionais de Saúde (bairros Boa Vista e São Cristóvão) não são postos de vacinação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por