CIDADE

Dia do Idoso será comemorado no Parque das Acácias no dia 6

Secretaria de Desenvolvimento Social se prepara para comemorar o Dia do Idoso, que será realizado em 6 de outubro, no Piscinão

David Tschaikowsky
Publicado em 24/09/2016 às 07:38Atualizado em 16/12/2022 às 02:45
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Edilene Costa, presidente do Conselho do Idoso, destaca os avanços registrados nas políticas de atenção às pessoas com mais idade no país

Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) prepara evento para comemorar o Dia do Idoso, que será realizado em 6 de outubro, no Parque das Acácias, das 9h às 12h. Haverá oficinas da beleza, dança, apresentação de teatro, catira, aferição de pressão, medição de glicose, ginástica, caminhada e banda, com som da Prefeitura.

Até 2006 o Dia do Idoso era comemorado em 27 de setembro, porque em 1999 a Comissão de Educação do Senado Federal havia instituído a data para reflexão sobre a realidade do idoso no Brasil, em questões ligadas à saúde, abandono, convívio familiar, sexualidade, entre outros. Com a criação do Estatuto do Idoso, o Brasil passou a incorporar à sua jurisprudência resoluções internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Uberaba, de acordo com a presidente do Conselho do Idoso, Edilene Costa, durante todo ano são oferecidas atividades aos idosos na cidade. “Oficinas nos Cras e na UAI, com acompanhamento de psicólogos, assistentes sociais. Muitas atividades como natação, fisioterapia, bailes. Quanto ao Conselho do Idoso, buscamos a garantia dos direitos às políticas públicas para a terceira idade. Conseguimos, por meio de uma grande luta, o CNPJ para arrecadar fundos para o conselho, que são distribuídos para as instituições que trabalham com idosos, podendo assim ter mais ações dedicadas a eles” esclarece Edilene.

Ainda segundo a presidente do conselho, as instituições asilares estão aumentando muito. “Uberaba e o país estão envelhecendo, assim nós temos que propor ações para que eles tenham vida digna no futuro. Uma pessoa hoje com 50 anos, é melhor ela prevenir, pois, quando passar dos 60 anos, com essa prevenção, não vai necessitar ir para uma casa de acolhida”, finaliza Edilene.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por