CIDADE

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil será em setembro

Mesmo ainda faltando três semanas, Secretaria já promove capacitações nas unidades de Saúde para orientar todos os profissionais sobre a campanha

Geórgia Santos
Publicado em 29/08/2016 às 07:38Atualizado em 16/12/2022 às 02:47
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Robert Boaventura destaca que, além de vacinar contra a poliomielite, será realizada a campanha para atualização do cartão de vacinas

Em 2016, uma das campanhas mais populares do Ministério da Saúde, a imunização contra a poliomielite, ocorrerá em setembro. Realizada todos os anos no mês de agosto, o período da campanha de prevenção à paralisia infantil foi alterado por conta dos Jogos Olímpicos, segundo a pasta. A famosa “gotinha” será aplicada de 19 a 30 de setembro e o Dia D da campanha será no dia 24 do mesmo mês.

Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Robert Boaventura, a mudança não deve gerar problemas na vacinação. Ele explica que pais e responsáveis pelas crianças sempre estão atentos aos períodos de campanha e essa alteração não deve gerar prejuízo para a população, que será informada.

“Além de vacinar contra a poliomielite, será realizada a campanha para atualização do cartão de vacinas, a multivacinação. Vamos vacinar os pequenos e os pré-adolescentes de 9 a 14 anos, como também verificar se está tudo em dia, com a vacina contra febre amarela, a tríplice viral e a contra o HPV. Acredito que o índice de imunização será satisfatório e a alteração na data não deve gerar problemas; as pessoas não deixarão de levar os filhos para vacinar”, explica.

Conforme informações do Ministério da Saúde, a vacina contra a pólio é aplicada em três doses injetáveis, no segundo, quarto e sexto mês de vida do bebê. Em seguida, são indicadas duas doses de reforço da versão oral – a gotinha – aos 15 meses e aos quatro anos. “Estamos nos preparando para a vacinação. Mesmo ainda faltando três semanas, já estamos promovendo capacitações nas unidades de saúde para repassar as novas informações e orientar aqueles profissionais recém-contratados sobre a campanha”, ressalta o diretor.

Robert Boaventura destaca que ainda não tem informações sobre as vacinas, nem mesmo da quantidade de doses que devem ser enviadas a Uberaba pelo Estado. Contudo, ele lembra que, no ano passado, o número de crianças vacinadas contra a poliomielite foi de 16.994.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por