CIDADE

Semana do Trânsito terá ações voltadas para a circulação dos ciclistas

A intenção é orientá-los sobre as exigências do trânsito para esse tipo de transporte e, também, esclarecer motoristas sobre as regras

Geórgia Santos
Publicado em 28/08/2016 às 10:01Atualizado em 16/12/2022 às 17:33
Compartilhar

Reprodução

Orientação de ciclistas e motoristas em vias sem a existência de ciclovias será uma das ações durante a Semana de Trânsito

 

Semana Nacional do Trânsito em Uberaba terá como foco os ciclistas. A intenção é orientá-los sobre as exigências do trânsito para esse tipo de transporte e, também, esclarecer motoristas sobre as regras que devem seguir ao trafegar em vias que não há ciclovia.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já definiu o tema da semana com as ações a serem realizadas entre os dias 18 e 25 de setembro. A abordagem será “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, e, segundo o chefe da Seção de Educação no Trânsito, Hélio Reis, o tema repassa a cada um a responsabilidade diante dos acidentes registrados. Durante a semana será repassada às pessoas a importância de seguir as regras do trânsito.

“Várias atividades vão acontecer durante a semana, começando no domingo, dia 18 de setembro, na praça da Concha Acústica, onde vamos realizar uma homenagem aos guardas municipais veteranos e alguns policiais militares reformados. No decorrer da semana, do dia 19 a 25, seguem as atividades que estão sendo elaboradas, como as blitze nas rodovias”, explica Hélio, ressaltando que as reuniões entre os parceiros ainda estão acontecendo e algumas atividades previstas ainda devem ser fechadas para a Semana.

Quanto ao foco principal da Semana Nacional do Trânsito em Uberaba, Hélio destaca que desta vez será o ciclista, uma vez que este é um tipo de transporte que aumentou o número de usuários. “Vamos tentar promover um grande passeio ciclístico, mostrando a importância do veículo, e informando os ciclistas sobre a forma correta de conduzir a bicicleta, uma vez que não existe habilitação, mas, como qualquer outra pessoa, devem obedecer às normas de trânsito e muitos não sabem disso”, relata Hélio, lembrando que nos últimos meses vários atropelamentos com ciclistas aconteceram em Uberaba, sobretudo em rodovias. (GS)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por