CIDADE

Só 30% dos beneficiados fazem o recadastramento do Bolsa Família

Número impressionou a coordenadora do Núcleo de Assistência Social, Vânia Guarato, pois, mesmo com o trabalho promovido de busca destas famílias, a maioria não realizou o procedimento

Geórgia Santos
Publicado em 28/08/2016 às 10:00Atualizado em 16/12/2022 às 17:33
Compartilhar

Reprodução

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, este ano foi registrada uma das menores procuras para o recadastramento

 

Apenas 300 beneficiários do Bolsa Família realizaram o recadastramento este ano em Uberaba. Conforme a lista do Ministério do Desenvolvimento Social, 998 famílias de Uberaba deveriam realizar a atualização dos dados este ano. Porém, o prazo acabou e apenas 30% realizaram as atualizações dos dados. Os que não fizeram o recadastramento estão com benefício bloqueado.

O número impressionou a coordenadora do Núcleo de Assistência Social, Vânia Guarato, pois, mesmo com o trabalho promovido de busca destas famílias, a maioria não realizou o procedimento e corre o risco de ter o benefício cancelado. “Algumas pessoas nos procuraram depois do prazo, mas já estavam com o Bolsa Família bloqueado, e quando isso acontece demora para reverter, pois temos que fazer a revisão e depois encaminhar para o governo federal, e são de dois a três meses para desbloquear”, diz.

Vânia diz que provavelmente os beneficiários não acreditavam que o benefício fosse bloqueado agora, pois este é o segundo ano que o governo mudou o período de recadastramento, sendo que no primeiro semestre são os beneficiários do Bolsa Família e no segundo, os dos demais benefícios. Antes o bloqueio só acontecia no fim do ano. “Eu quero acreditar que seja isso, pois são poucos que estão com a renda superior e não podem mais receber”, diz.

A coordenadora destaca ainda que acreditava que a busca seria intensa diante da crise econômica, das dificuldades financeiras, e a expectativa era de que as pessoas não deixassem de procurar a Seds para realizar o recadastramento, a fim de evitar a perda do benefício. Mas não foi isso que aconteceu, e este foi um dos anos em que procura foi menor. Além disso, a partir do mês que vem, provavelmente, começam os cancelamentos, e quando isso acontece a reversão é mais demorada ainda. “Vale lembrar que algumas famílias estão recebendo cartas do MDS; são pessoas cujos dados do Cadastro Único não batem com os dados que o governo federal possui, e estas que receberam o comunicado precisam procurar o Cras para fazer a atualização, antes que percam o benefício”, explica Vânia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por