CIDADE

Aposentados do INSS recebem a primeira parcela do 13º na quinta

Muitos aposentados buscam este recurso para quitar dívidas atrasadas e até mesmo as que ainda irão vencer, como IPVA e IPTU, entre outros

David Tschaikowsky
Publicado em 24/08/2016 às 07:58Atualizado em 16/12/2022 às 17:37
Compartilhar

INSS paga a primeira parcela do 13º na próxima quinta-feira (25). Diante da recessão econômica, especialista dá dicas de como utilizar bem o dinheiro extra. Muitos aposentados buscam este recurso para quitar dívidas atrasadas e até mesmo as que ainda irão vencer, como IPVA, IPTU, entre outras.

De acordo com o educador financeiro da DSOP de Belo Horizonte, Sandro Borges, antes de tomar qualquer atitude o aposentado precisa analisar suas próprias finanças. “O ideal seria que o aposentado fizesse um diagnóstico e entendesse o seguinte: se tem algum comprometimento de parcelamento para frente, empréstimo consignado, conta a vencer. Com o dinheiro novo que vai entrar pode quitar algum parcelamento ou aplicar em algum investimento? O primeiro passo é entender qual é o seu momento financeiro”, explica Sandro.

O educador orienta ainda que, se houver um planejamento bem feito, o 13º salário pode ser empregado na realização de um sonho. “A pessoa deve se adequar para viver com os 12 salários do ano e deixar o extra para realizar outras atividades. Com o que é sobra pode fazer uma viagem, investir em um projeto pessoal, ajudar um familiar. Na verdade, é preciso entender que na vida a pessoa tem que ter responsabilidade na hora de usar o dinheiro. Dinheiro não é o quanto ganha, mas sim como se gasta. Uma boa análise financeira é ver quanto é o ganho líquido e de quanto é a despesa mensal com remédio, transporte, entretenimento, alimentação, contas fixas. Tendo esse controle é possível programar os sonhos em curto, médio e longo prazo e até guardar na poupança para questões futuras”, finaliza o consultor financeiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por