CIDADE

Quase mil vagas de emprego são fechadas no 1º semestre deste ano

Dados do Caged mostram que em junho foram fechados 538 postos de trabalho e nenhum setor da economia apresentou saldo positivo

Thassiana Macedo
Publicado em 28/07/2016 às 15:13Atualizado em 16/12/2022 às 17:57
Compartilhar

Número de trabalhadores registrados em Uberaba continuou em queda no mês de junho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que o município registrou 2.741 admissões contra 3.279 demissões, contabilizando a perda de 538 postos de trabalho. No ranking de municípios mineiros com mais de 30 mil habitantes, Uberaba caiu mais uma posição e aparece em 106º lugar.

Nos seis primeiros meses do ano, o saldo é de 992 vagas fechadas, enquanto que nos últimos 12 meses foram eliminados 4.286 postos de trabalho na cidade. Desde janeiro, somente os meses de fevereiro (444) e abril (390) apresentaram saldo positivo de empregabilidade.

Nenhum setor da economia apresentou resultado positivo, com a geração de empregos no mês de junho. O pior desempenho foi do setor de serviços, que contratou 920 funcionários com carteira assinada, mas demitiu 1.139, provocando o fechamento de 219 vagas. Em seguida, a área que também causou retração do índice de empregabilidade foi a construção civil, que no mês passado admitiu 451 trabalhadores celetistas e desligou outros 584, com a perda de 133 postos de trabalho.

O comércio também manteve o desempenho negativo, visto que o setor admitiu 648 funcionários e demitiu 758 pessoas. Com essa realidade, as empresas fecharam 110 vagas celetistas. A indústria de transformação, que havia demonstrado importante recuperação em abril e significativa queda em maio, voltou a fechar junho com saldo negativo; no entanto, menor do que no mês anterior. As indústrias uberabenses contrataram 543 operários, mas desligaram 583 pessoas, perdendo 40 vagas.

Nem mesmo a agropecuária, que vem apresentando resultados positivos em todo o país, fechou junho com maior volume de contratações de trabalhadores com carteira assinada do que de demissões. No mês passado, empreendimentos rurais admitiram 175 trabalhadores e demitiram 208, com a perda de 33 postos. O setor de extrativismo mineral contratou uma pessoa e desligou quatro, registrando perda de três vagas.

Dois setores fecharam o mês de junho com saldo zerado, ou seja, não perderam, mas também não criaram novas vagas de emprego em Uberaba. No serviço industrial de utilidade pública, três pessoas foram contratadas e três, demitidas. Já a administração pública não contratou nem demitiu.

Em Minas Gerais, foram gerados 4.567 empregos celetistas, equivalentes ao aumento de 0,11% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Esse desempenho decorreu do crescimento do emprego na Agropecuária, cujo saldo de 16.823 postos criados, superou a queda do emprego nos setores da Indústria de Transformação, que perdeu 4.552 empregos; da Construção Civil, que perdeu 2.907; de Serviços, com 2.302 postos fechados, e do Comércio, que sofreu redução de 1.686 vagas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por