CIDADE

Codau providencia montagem do sistema de captação no rio Claro

Iniciativa é para garantir a manutenção da vazão do rio Uberaba, durante o período de seca, por meio da transposição do rio Claro

Geórgia Santos
Publicado em 26/07/2016 às 07:28Atualizado em 16/12/2022 às 17:58
Compartilhar

Divulgação

Luiz Guaritá Neto, presidente do Codau, diz que o rio Uberaba já apresentou redução em seu nível, mas ainda há água em quantidade satisfatória

Codau vai iniciar montagem do sistema de transposição do rio Claro na próxima semana. Segundo o presidente da autarquia, Luiz Guaritá Neto, já houve redução na vazão do rio Uberaba, mas ainda se encontra em condições de abastecer o município. Porém, por garantia, o sistema será instalado e quando necessário será ligado a fim manter o nível para abastecimento.

Já faz algumas semanas que não chove em Uberaba. O tempo está cada vez mais seco e não há previsão de chuva para os próximos dias. Luiz explica que esta é uma situação normal e esperada. “Ainda não estamos com o nível do rio Uberaba em fase crítica, ele está mais baixo, mas não é crítico. E o que estamos fazendo é preparando a montagem de toda a estrutura para a transposição do rio Claro a partir do dia 1° de agosto. Então, estamos nos prevenindo, para que nos próximos meses seja acionado o sistema, se necessário”, diz.

Porém, diante da sua experiência, Luiz Neto acredita que será preciso ligar os equipamentos e, por isto, o Codau está se preparando para tranquilizar a população no sentido de que não haverá falta de água, a não ser com problemas localizados, como o rompimento de adutora, que aconteceu no último fim de semana no bairro Alfredo Freire, fazendo com que alguns pontos da região noroeste ficassem sem água. Dessa forma, após a localização do problema, o reparo foi feito ontem.

Nos três últimos anos foi preciso acionar o sistema de transposição do rio Claro. Luiz Neto lembra que foram as piores secas dos últimos 100 anos, principalmente em 2015. “Ainda não sabemos quando e se vamos acionar o sistema este ano, mas, independente dessa situação, reforço a orientação de economia de água, uma medida que deve ser adotada o ano todo, ainda mais no período de estiagem”, finaliza Neto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por