CIDADE

Indústria no Triângulo Mineiro dá sinais de recuperação em maio

Conforme o indicador, apesar de mostrar recuo no mês, o valor total das vendas da indústria da região se mostrou positivo no acumulado dos últimos 12 meses

Geórgia Santos
Publicado em 24/07/2016 às 14:02Atualizado em 16/12/2022 às 02:50
Compartilhar

Fiemg divulgou índices da indústria do mês de maio no Triângulo Mineiro que revelam sinais de recuperação do setor. Naquele mês, em relação a abril, os indicadores da indústria da região mostraram incremento, exceto o faturamento, que reduziu devido à queda na demanda nacional. Porém, ainda não é possível garantir que a melhora indique que a indústria está voltando a crescer, segundo analisa a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Conforme o indicador, apesar de mostrar recuo no mês, o valor total das vendas da indústria da região se mostrou positivo no acumulado dos últimos 12 meses. O emprego cresceu e isto influenciou positivamente as horas trabalhadas e a massa salarial. O setor de produtos alimentícios mostrou aumento pouco expressivo no faturamento em maio. O incremento ocorreu devido ao aumento nas exportações das empresas de açúcar e de carne. Vale destacar que as indústrias sucroalcooleiras localizadas na região aumentaram a produção devido ao período de safra da cana-de-açúcar.

“Analisando os índices da indústria, a economia do Triângulo Mineiro é voltada para o agronegócio, o setor que ainda traz números positivos e tem sustentado o PIB nacional. E no Triângulo Mineiro temos produtos do setor sucroalcooleiro, de carne, entre outros, que estão começando a reagir, por isto na nossa região os números começam a melhorar neste período”, explica o presidente da Fiemg/Regional Vale do Rio Grande, Altamir Rôso. Quando questionado se este resultado indica a perspectiva de melhora nos próximos meses, Altamir revela que é difícil garantir que isso acontecerá, pois são vários fatores que influenciam nesta reação da economia, inclusive o político. “Estamos passando por um processo em que o presidente é interino e, quando tiver uma definição sobre isto, entendo que o processo de desenvolvimento econômico passa a retomar de forma mais forte, trazendo o que setor precisa, que é confiança”, explica Altamir, ressaltando que existem também outros fatores que são internacionais, como o preço de commodities, que também influencia.

O faturamento do setor de químicos diminuiu em maio na região do Triângulo Mineiro, consequência da queda na demanda do mercado doméstico, em especial no segmento de produtos de limpeza e perfumaria. O aumento no emprego ocorreu devido ao retorno de funcionários que estavam afastados e ao ajuste de pessoal nas empresas de produtos de limpeza e perfumaria. O incremento de funcionários influenciou o acréscimo nas horas de produção, enquanto pagamentos de participações nos lucros e resultados provocaram o aumento na massa salarial no mês.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por