CIDADE

GMs da Patrulha Escolar têm capacitação para atuar com menores

A Sedest, por meio da Guarda Municipal, reuniu no Centro Administrativo cerca de 28 GMs responsáveis pela Patrulha Escolar

Publicado em 23/07/2016 às 08:03Atualizado em 16/12/2022 às 18:00
Compartilhar

Sebastião Santos/PMU

Conselheira tutelar Elci Maria de Jesus Nunes fala aos guardas municipais que compõem a Patrulha Escolar

 

A Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), por meio da Guarda Municipal, reuniu no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba cerca de 28 guardas municipais responsáveis pela Patrulha Escolar, com objetivo de reforçar informações quanto à abordagem de crianças e adolescentes.

Durante a reunião, um advogado, uma delegada de polícia e uma conselheira tutelar conversaram com os guardas municipais, com o intuito de esclarecer diversos pontos quanto à abordagem a menores, principalmente dos que são vistos cometendo algum tipo de infração.

O chefe da Guarda Municipal, Mário Nelson Emerenciano, destaca que a intenção é que o pessoal, mesmo quem passou por um curso de formação oferecido pela Polícia Militar, no ato de ingresso da carreira, possa obter novas informações, necessárias quanto ao modo de ação na realização de seu trabalho. “É importante reforçar como agir no trato com menores infratores e entender de forma muito clara quais são os limites a serem respeitados nessas situações; também é fundamental trabalhar essa questão junto aos demais órgãos que compõem o sistema de segurança pública de nossa cidade”, aponta Mário Nelson.

Conforme explica o guarda municipal Marco Túlio Gianvecchio, a Patrulha nas Escolas é um projeto que já vem se desenvolvendo há algum tempo na porta dos estabelecimentos de ensino e, com a volta às aulas após o período de férias, será reiniciado com força total. “Essa palestra tem o intuito de orientar os guardas municipais e ampliar seus conhecimentos para que a execução do serviço da Patrulha Escolar ocorra da melhor forma possível na cidade”, afirma Gianvecchio.

Para a conselheira tutelar Elci Maria de Jesus Nunes, esse é um trabalho considerado de grande relevância, tendo em vista os altos índices de situações de risco que crianças e adolescentes podem encontrar no entorno do ambiente escolar. Um ambiente que por muitas vezes é utilizado por contraventores para tentar induzir as crianças e adolescentes em questões de violência e de atos infracionais.

O advogado Marcelo Henrique Martins ministrou uma palestra onde repassou aos guardas municipais questões a respeito da abordagem de menores, falando sobre a questão da busca pessoal e de como ela deve ser feita. “Com o projeto da Patrulha Escolar é importante que a Guarda esteja afinada na maneira correta de proceder com a abordagem para evitar transtornos aos guardas e a população. Foi discutido quais são os direitos dos jovens e seus deveres, bem como os direitos e deveres dos GMs e como deve ser o procedimento com base na legislação atual vigente”, ressalta Marcelo.

A delegada de polícia Ludmila Perfeito destacou a importância de orientar os guardas que participam da Patrulha Escolar para o caso de eles se depararem com alguma criança ou adolescente cometendo um ato infracional. “Abordamos qual a forma correta de lidar com um menor infrator. Destacando como esse menor deve ser conduzido e qual a maneira com será feito o contato com um parente ou responsável para acompanhar a ocorrência até a unidade policial. É muito importante orientá-los quanto à condução até a Delegacia de Polícia”, diz Ludmila.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por