CIDADE

Morre aos 83 anos o cantor português radicado em Uberaba Raul Augusto

Morreu na tarde de ontem, vítima de problemas cardíacos, o cantor português Raul Augusto, aos 83 anos de idade

Thassiana Macedo
Publicado em 19/07/2016 às 00:13Atualizado em 16/12/2022 às 18:03
Compartilhar

Morreu na tarde de ontem, vítima de problemas cardíacos, o cantor português Raul Augusto, aos 83 anos de idade. Viúvo, pai de Adorinda e Elisabete, ele deixa saudade aos familiares, netos, bisnetos e dezenas de amigos. Seu corpo será velado e sepultado no cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte, pois era seu desejo que ele fosse enterrado com a esposa.

Nascido na província Vale de Lagoa, em Portugal, Raul Augusto viveu em seu país natal até por volta dos 36 anos, quando resolveu mudar-se para o Brasil. Ao chegar a São Paulo, passou a atuar como metalúrgico, trabalhando em empresas como Volkswagen e Mercedes. No entanto, o trabalho pesado nunca o afastou de uma de suas paixões: a música.

Fadista nato, cantava profissionalmente várias cantigas típicas de sua terra natal. Era um divulgador do fado, estilo musical português cantado por uma só pessoa e acompanhado por guitarra portuguesa, uma espécie de viola. Gravou CD e era chamado para cantar em hotéis e shows, tendo inclusive se apresentado na rede Tupi de Televisão e na TV Record.

Viveu algum tempo em Belo Horizonte e, há cerca de oito anos, quando ficou viúvo, mudou-se para um apartamento no centro de Uberaba a fim de ficar próximo da filha Adorinda e do genro Luttemberg Thomaz de Souza. Aqui fez inúmeras amizades, especialmente nos bares da cidade, onde se encontrava com os amigos para o bom e velho bate-papo à moda antiga, aquele em que se pode contar com a conversa olho no olho e o agradável tapinha nas costas. Aliás, segundo o genro, embora os portugueses tenham um perfil mais ríspido, Raul Augusto era um homem carinhoso, gentil com os amigos e muito amoroso com a família.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por