CIDADE

Servidores do Fórum recebem treinamento para brigadistas

Um grupo de 36 servidores do Fórum Melo Viana recebeu treinamento para formação da brigada de incêndio e de primeiros socorros

Thassiana Macedo
Publicado em 16/07/2016 às 07:35Atualizado em 16/12/2022 às 18:06
Compartilhar

Um grupo de 36 servidores do Fórum Melo Viana recebeu treinamento para formação da brigada de incêndio e de primeiros socorros. Foram dois dias de curso para os funcionários voluntários, com aulas teóricas e práticas dentro das dependências do novo prédio do Fórum. A capacitação visa preparar brigadistas capazes de enfrentar o desafio de proteger o patrimônio público e a vida das pessoas com ações pontuais de prevenção.

O objetivo é preparar servidores e funcionários, voluntários ou não, para atuarem em situações de emergência, tais com prestação de primeiros socorros, evacuação e isolamento de áreas, bem como prevenção e combate a princípios de incêndio, e técnicas de controle do pânico, a orientar os que circulam pelas instalações e de esvaziamento e isolamento do Fórum.

O treinamento foi ministrado pelo coronel bombeiro militar da reserva Clóves Ferreira Lima, credenciado para aplicar esse tipo de capacitação. Segundo ele, a formação da brigada é requisito básico para a liberação do alvará de prevenção contra incêndio, fornecido pelos bombeiros, e até mesmo as edificações novas precisam de cuidados de segurança. “É importante ter o sistema preventivo fixo, mas que os trabalhadores também tenham condições de fazer o acionamento do sistema. A importância do curso é capacitar os brigadistas a atuarem em qualquer situação de emergência, seja atendimento de primeiros socorros ou combate a um princípio de incêndio”, reforça.

Em razão do pouco tempo disponível para o deslocamento dos serventuários das suas funções habituais, o curso foi reduzido, mas Clóves Ferreira ressalta que todos estão preparados para atender qualquer eventualidade. “Na parte de primeiros socorros foram apresentados: avaliação da vítima e o tipo de ocorrência, como desmaio, engasgo ou convulsão; manobras de desobstrução das vias aéreas, parada cardiorrespiratória; de imobilização na prancha rígida; conhecimento dos procedimentos para picada de cobras, escorpiões e aranhas; atendimento de queimaduras, choque elétrico e afogamento; bem como conhecimento e manuseio do extintor de incêndio e do sistema fixo com hidrante”, ressalta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por