CIDADE

Preparação para adoção será tema de encontro no início de setembro

Uberaba vai sediar o 5º Encontro Estadual de Adoção de Minas Gerais, que terá como foco a preparação de pretendentes a pais adotivos

Thassiana Macedo
Publicado em 14/07/2016 às 08:10Atualizado em 16/12/2022 às 18:07
Compartilhar

Divulgação

Experiência do Grupo de Apoio à Adoção de Uberaba (Graau) será relatada durante o encontro

 

Nos dias 9 e 10 de setembro, Uberaba será sede da 5ª edição do Encontro Estadual de Adoção de Minas Gerais com o tema “A preparação dos pretendentes é o caminho do sucesso”. O evento, promovido pelo Grupo de Apoio à Adoção de Uberaba (Graau), vai ocorrer no auditório Esmeralda, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Segundo a presidente do Graau, Jussara Marra da Cruz Tuma, a escolha de Uberaba para sediar a 5ª edição foi feita pelos grupos de apoio existentes no Estado durante o encontro realizado no ano passado em Uberlândia. “Desde o início, quando fomos escolhidos, optamos por focar na preparação dos pretendentes a pais adotivos como um dos fatores de sucesso das adoções. Em Uberaba, a experiência da preparação é muito positiva. Aqui, faz parte da habilitação dos pretendentes a frequência em oficinas de preparação em nove encontros com vivências desenvolvidas por psicólogos, assistentes sociais, Ministério Público, Graau e técnicas do Judiciário, sendo que nada é aleatório, tudo tem uma razão e um porquê. E depois que foi implementado, esse curso revolucionou o processo de adoção, sendo que não houve mais casos de devolução de crianças em Uberaba”, ressalta.

Jussara Tuma destaca que em todas as palestras haverá um espaço especialmente destinado para perguntas e a participação do público a fim de que o tema seja amplamente compreendido. No dia 9, sexta-feira, a palestra será ministrada por Hália Pauliv de Souza de Curitiba (PR), sobre “A importância da efetiva preparação dos pretendentes à adoção”. No dia 10, sábado, haverá apresentação de experiências do Grupo Interinstitucional Pró-Adoção, composto por docentes da UFTM e Uniube, Promotoria da Infância e Juventude de Uberaba, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Graau, sobre oficinas preparatórias para a adoção, o “Dia Nacional da Adoção” e o projeto de apadrinhamento afetivo. Haverá ainda palestra com Soraya Pereira, psicóloga e psicodramatista de Brasília, especialista em dinâmicas e vivências com crianças e adolescentes, e um painel sobre as dificuldades encontradas por pretendentes despreparados versus o sucesso das adoções realizadas por pretendentes preparados.

O evento também contará com atividades específicas voltadas para as crianças. O “Encontrinho” terá ações realizadas pelas estudantes do curso de Psicologia da UFTM, mas Jussara Tuma ressalta que para participar das ações desenvolvidas é preciso inscrever as crianças gratuitamente. Para fazer a inscrição ou obter outras informações a respeito do encontro, os interessados podem acessar a página do Graau através do endereço www.graau.com.br.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por