CIDADE

Semana de Inclusão no Trânsito tem atividades de conscientização

Objetivo das atividades é tratar deficientes e idosos como cidadãos comuns, que devem ser respeitados e ouvidos

Letícia Morais
Publicado em 29/06/2016 às 07:27Atualizado em 16/12/2022 às 18:18
Compartilhar

Neto Talmeli

Com o lema “Esta vaga não é sua nem por um minuto”, a campanha visa conscientizar motoristas a respeitarem as vagas preferenciais

A Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest) realiza as atividades da 10ª Semana da Inclusão Social no Trânsito. O chefe da Seção de Educação no Trânsito, Hélio dos Reis Santos, avalia como positivos os primeiros dias do evento, que contaram com a presença de aproximadamente 100 pessoas. “Fizemos a abertura no Jockey Centro, onde participaram várias instituições parceiras no incentivo à educação e inclusão no trânsito”, informou.

De acordo com o chefe da Educação no Trânsito, o objetivo da semana de inclusão é justamente tratar os deficientes e idosos como cidadãos comuns, que devem ser respeitados e ouvidos. “Além, é claro, de fazer com que a sociedade perceba a importância desse tipo de projeto e ação, que garanta a acessibilidade e o direito de ir e vir”, pontuou.

Conforme Hélio dos Reis, a edição deste ano traz o lema “Esta vaga não é sua nem por um minuto”. Segundo Hélio, infelizmente as pessoas estão acostumadas a estacionar nessas vagas e não respeitam o espaço preferencial, estacionando o veículo em local proibido. “Hoje vamos dar início a essa fiscalização, pois as vagas são colocadas em locais especiais, como exemplo perto das entradas dos estabelecimentos, no intuito de facilitar a locomoção dos idosos e deficientes”, esclareceu.

Hélio dos Reis lamenta o fato de que muitas pessoas não abrem os vidros para ouvir os esclarecimentos do departamento. “Ainda tem muita gente sem educação que não nos permite nem entregar os panfletos. Vale destacar que nós estamos sempre de uniforme, com coletes; então, a gente pede que as pessoas se sensibilizem e abram os vidros”, salientou.   

Programação. Nesta quarta-feira, as equipes de Educação no Trânsito estarão, às 9h, na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) com blitz educativa. Amanhã às 9h haverá palestra na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e, às 14h, no Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC). Para encerrar a semana, no dia 1º de julho (sexta-feira), ocorrerão blitze educativas às 9h e às 14h em diversos estabelecimentos da cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por