CIDADE

Codau inaugura adutoras que interligam reservatórios e garante água a 60 bairros

Codau coloca em operação três adutoras de distribuição de água para atender às demandas de abastecimento da cidade

Da Redação
Publicado em 29/06/2016 às 07:33Atualizado em 16/12/2022 às 18:18
Compartilhar

Divulgação

Momento de descerramento da placa de inauguração da ampliação do sistema de adutoras do Codau

 

Codau coloca em operação três novas adutoras de distribuição de água para atender às demandas de abastecimento da cidade. Juntas, somam mais de 12 km de extensão e interligam os Centros de Reservação que atendem as regiões Sudoeste, Sudeste e Nordeste. A inauguração foi realizada pelo prefeito Paulo Piau e o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, nesta terça-feira (28).

As adutoras vão abastecer Centros de Reservação (CR) que têm em sua área de influência mais de 60 bairros de Uberaba. Uma delas sai do CR-4, localizado no Amoroso Costa e chega até o CR-11, no conjunto Uberaba 1. São 3 km de extensão, com diâmetro de 300 mm e capacidade de vazão de 184 litros/segundo. A outra tubulação sai do CR-5, no bairro Abadia e chega no CR-10, no Gameleiras. Ali foram implantadas duas linhas em paralelo, totalizando 4,4 km de extensão com uma vazão de 367 litros/segundo.  E a terceira adutora parte do CR-12, reservatório em construção na Vila Ozanan, e segue rumo às chácaras Mariitas. São mais 4,8 km de extensão e capacidade de vazão de 184 litros/segundo.

Guaritá explicou que elas fazem parte do “Mais Água”, o projeto que tem por objetivo ampliar a estrutura de saneamento da cidade e inclui a construção de 50% a mais de reservatórios de água e 100% a mais de adutoras. 

O prefeito Paulo Piau lembrou que há quatro anos, quando entrou na prefeitura, o abastecimento era um dos grandes desafios da administração. E ele voltou a frisar que foram vários investimentos realizados em saneamento ambiental, como as obras contra as enchentes nas avenidas centrais, os investimentos no esgotamento sanitário com a operação da nova Estação de Tratamento de Esgotos Filomena Cartafina e agora as obras do projeto “Mais Água”. Os investimentos das três novas adutoras foram de mais de R$2,5 milhões, com recursos do PAC-1, por meio da Caixa Econômica Federal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por