CIDADE

Morre aos 63 anos a idealizadora do Caism, Lélia Inês Teixeira

Morreu ontem (27), a ex-vereadora, idealizadora do Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) Lélia Inês Teixeira

Da Redação
Publicado em 28/06/2016 às 23:38Atualizado em 16/12/2022 às 18:19
Compartilhar

Morreu ontem (27) em Uberaba, a ex-vereadora, idealizadora do Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) Lélia Inês Teixeira (foto), aos 63 anos. Lélia, que também era psicóloga, foi hospitalizada no início do ano, após uma embolia pulmonar, após internação por dengue.  

O prefeito Paulo Piau emitiu nota de pesar e decretou luto oficial de três dias na cidade. Lélia, uma das fundadoras do PSDB Uberaba, pioneira dos movimentos de rua em defesa das mulheres nos anos 80, já ocupou cargos nos governos estadual e federal, e ultimamente, se encontrava na cidade, na coordenação do Caism.

Na Câmara Municipal, ela fez parte da 10ª Legislatura da Casa (1983 a 1989), apresentando e defendendo vários projetos durante o período. Entre as propostas da ex-vereadora apresentadas à época e que se tornaram lei, estã a que estabeleceu normas de prevenção e combate a incêndios, na aprovação de construções de uso coletivo e autorizou a celebração de convênio com o Governo; a que regulamentou o comércio de ouro; a que autorizou o Executivo a criar a Casa do Albergado para dar cumprimento à disposição da Lei nº 7.210/84; a que dispôs sobre a estruturação da Carreira de Magistério Municipal, entre outras.

Nas redes sociais, Lélia, espírita praticante, se apresentava como mãe, amiga, irmã, tia, líder de movimentos feministas, ativista militante nas ações e programas comunitários e voluntária em projetos. A mulher, que escreveu sua história de lutas e conquistas na cidade, recebeu várias homenagens virtuais de familiares, amigos e personalidades.

Lélia Inês é filha do médico, historiador e folclorista Edelweiss Teixeira e de dona Inês Resende Teixeira, já falecidos, e irmã de Beethoven, Edelweiss, Leonardo e Mozart (falecido). Deixou os filhos Arturo, Edelweiss, Isadora e a neta Mirela. O enterro está marcado para as 9h desta terça-feira (28).

A psicóloga, em uma de suas postagens na página virtual da Sublime – Rituais de Bem-Estar, da qual era sócia-proprietária, diz: “Acreditava que felicidade está só e somente só em estar bem com você mesmo(a) e se liberar das convenções sociais que nos travam”.

O presidente da Câmara, Luiz Dutra, destacou  a grande contribuição de Lélia para Uberaba, sua alegria contagiante, sua vontade de viver e participar da vida comunitária e sua atuação como política, inclusive como parlamentar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por