CIDADE

Com parceria do Codau, projeto aumenta vazão do rio Uberaba

Um projeto preservacionista na fazenda São Francisco, há 33 km de Uberaba, o Águas Perenes/Fábrica de Águas, está apresentando resultados surpreendentes no aumento de vazão

Da Redação
Publicado em 28/06/2016 às 08:16Atualizado em 16/12/2022 às 18:19
Compartilhar

Foto/Sebastião Santos/PMU

O empresário Marco Túlio Paolinelli apresentou ontem o projeto ao prefeito Paulo Piau, ao presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, e à imprensa

Um projeto preservacionista na fazenda São Francisco, há 33 km de Uberaba, o Águas Perenes/Fábrica de Águas, está apresentando resultados surpreendentes no aumento de vazão de dois importantes afluentes do rio Uberaba: os córregos Borá e Borazinho, que nascem dentro da propriedade do empresário rural Marco Túlio Paolinelli. 

Há quase três anos ele investe em duas práticas de conservação de solo e recuperação de nascentes, com a construção de bolsões e implantação de curvas de nível. O investimento do projeto, que agora tem parceria da Prefeitura de Uberaba, por meio do Codau, resultou na abertura de quase mil bolsões de água, que já ocupam grande parte da área da fazenda São Francisco. A propriedade possui 885 hectares e está inserida em aproximadamente 7% da área total da microbacia do ribeirão Saudade, o manancial do qual os córregos Borá e Borazinho são contribuintes, e está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Uberaba.

Paolinelli explica que o Borá e o Borazinho contribuem juntos com 1/5 da captação do rio Uberaba. As medições de vazões são semanais em cada um desses riachos e os dados já comprovaram - onde há mais bolsões abertos na fazenda, há maior produção de água no período da seca. Um cenário que é favorável para o rio Uberaba, ressaltou o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto. “Este projeto é de vanguarda para o país. E o benefício para a cidade é direto, com ajuda na estabilidade da vazão do rio Uberaba exatamente quando mais precisamos, no período da seca. Só aqui na fazenda são mais de 300 hectares isolados para o projeto. É como uma reserva ecológica intocável para produzir água, aqui é verdadeiramente uma fábrica de águas”, completou ele.

No projeto, os bolsões têm função de controlar o poder erosivo das enxurradas e reter a chuva; eles permitem o escoamento lento da água vinda das parcelas superiores da fazenda e reforçam a absorção da água pelo solo. “É uma drenagem lenta e segura do excesso de água, que intensifica o aproveitamento da chuva. Mas eles não seriam tão eficientes se não fossem as curvas de nível que também foram construídas. Nosso objetivo final é aumentar em até 50% a vazão desses córregos no período da seca”, completou o produtor rural.

O projeto foi apresentado ontem para a imprensa. Piau afirmou que entre os resultados já alcançados e importantes para a cidade estão o aumento da qualidade e quantidade de água disponível para o abastecimento público.  “São pouquíssimos projetos desse tipo no país, com ações tão coordenadas. A água é uma dádiva da natureza e com a parceria da Prefeitura e Codau em ações como esta estamos trabalhando para dar mais perenidade ao rio Uberaba”, concluiu o prefeito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por