CIDADE

Com custo de R$ 2,1 milhões, obra do córrego da Manteiga é entregue

A Secretaria de Obras inaugurou, na manhã de ontem, a obra de canalização do córrego da Manteiga, na rua Rio Grande do Norte

Letícia Morais
Publicado em 25/06/2016 às 08:41Atualizado em 16/12/2022 às 18:21
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Córrego foi canalizado, mais mantido aberto, proporcionando a implantação da área verde ao seu redor

A Secretaria Municipal de Obras inaugurou, na manhã de ontem, a obra de canalização do córrego da Manteiga, na rua Rio Grande do Norte, no bairro Santa Maria. Foram investidos R$2.185.580,60 para a realização da obra. Desse total, a Caixa Econômica Federal (CEF) financiou 95% e os outros 5% ficaram a cargo da Prefeitura Municipal de Uberaba.

A canalização do córrego é reivindicação antiga dos moradores e já foi pauta inúmeras vezes no Jornal da Manhã. Antes da obra, as águas do córrego corriam a céu aberto, misturadas com o esgoto coletado na região. Além de contribuir para a estética e higiene do local, a canalização permite, ainda, a instalação de áreas verdes no entorno do córrego.

A inauguração contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Paulo Piau, secretários e adjuntos, e o vereador Kaká Se Liga (PR). O ex-secretário de Obras José Elias Miziara disse que a região do córrego era comprometida com muitos esgotos que caíam ali e classificou a situação como inaceitável para uma região central. “Retiramos do canal os esgotos que desciam dos dois barros laterais, sendo que eles foram canalizados separadamente em um interceptor que só coleta esgotos. Feito isto, o canal ficou livre para cortar as águas pluviais que caem dos dois barros e afluem para a parte central”, explicou o secretário de Obras.

O prefeito Paulo Piau fez o descerramento da placa e destacou a importância da obra para o município. “Primeiro você tem essa obra como uma direção das águas corretamente. Segundo, evidencia a poluiçã o córrego ainda não está despoluído, existem prédios e um clube que ainda estão jogando o esgoto a céu aberto. Mas já nos garantiram que nesta segunda-feira (27) as obras de tratamento vão começar para que os resíduos cheguem aqui já tratados”, assegura o prefeito Paulo Piau.

Demora para conclusão. Questionado sobre os motivos que prolongaram o término da canalização, o secretário pontua que a falta de recursos disponíveis no caixa da administração municipal dificulta o andamento desse tipo de obra, que custa caro aos cofres públicos. “A Prefeitura não tem disponibilidade para fazer tantas obras, essa foi conquistada porque conseguiram um financiamento do fundo de garantia”, esclarece.

Novos projetos. O ex-secretário de Obras, que acompanhou toda a obra, antes de deixar o cargo, disse outros projetos para canalização de córregos estão sendo elaborados pela UGP (Unidade de Gestão de Projetos), por determinação do prefeito Paulo Piau. “Estão fazendo projetos de novos córregos, como o da Saudade, dos Carneiros, do Barro Preto e o das Lajes - em frente do novo Shopping -, para deixá-los prontos na prateleira. Então, quando surgir oportunidade de recursos, a PMU terá facilidade de apresentar projetos concretos”, assegura.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por