CIDADE

Inverno reduz doações e estoque do Hemocentro Regional está no limite

Com a queda na temperatura e proximidade do inverno, as doações tendem a diminuir; os tipos O positivo e A positivo, por exemplo

Geórgia Santos
Publicado em 01/06/2016 às 08:15Atualizado em 16/12/2022 às 18:39
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Paulo Roberto Juliano Martins, coordenador do Hemocentro de Uberaba, diz que a chegada do frio reduz as doações

Hemocentro de Uberaba alerta para a baixa procura de doadores de sangue. Com a queda na temperatura e proximidade do inverno, as doações tendem a diminuir. Os tipos "O" positivo e “A” positivo, por exemplo, que são os mais procurados, estão com o estoque 10% abaixo do ideal.

De acordo com o coordenador do Hemocentro de Uberaba, Paulo Roberto Juliano Martins, já foi possível perceber redução no movimento de doadores logo nos primeiros dias do mês de maio, quando o tempo esfriou, e esse ano a preocupação é ainda maior pois as previsões são de que as temperaturas devem permanecer baixas durante o outono e inverno.

“Semana passada, o Hemocentro estava ainda mais vazio por conta do feriado. Esta é outra situação que influencia na doação de sangue. E as pessoas não deveriam se deixar levar por conta disso, pois precisamos de sangue o ano todo e estoque, que hoje pode até atender a necessidade, mas amanhã, assim, da noite para o dia, pode cair. Então preciso que haja sangue no estoque para atender as necessidades e não ter de adotar medidas severas, como atender apenas casos de urgência e emergência, suspendendo cirurgias eletivas”, diz.

O coordenador destaca que o sangue ainda é um produto terapêutico insubstituível, não existe sangue artificial e a doação pode ajudar a salvar a vida das pessoas. Para se ter ideia da quantidade usada, na região Triângulo Sul, que abrange Uberaba, são cerca de duas mil bolsas por mês.

Pode doar sangue qualquer pessoa que tenha entre 16 e 65 anos e mais de 50 quilos, além de não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Os horários de atendimento são das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Também é feita a coleta noturna, na segunda quarta-feira do mês, que acontece no próximo dia 8, das 18h às 21h30, e neste dia não acontece a coleta durante a tarde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por